Volkswagen Brasília: um carro brasileiro até no nome

Veículo projetado no Brasil ganhou o nome da capital federal, fundada 13 anos antes de seu lançamento

O Brasília foi um automóvel produzido de 1973 até 1982 pela Volkswagen do Brasil. Foi projetado para aliar a robustez do Fusca com o conforto de um automóvel com maior espaço interno. O nome é uma homenagem a então moderníssima cidade do Distrito Federal, fundada 13 anos antes com o mesmo nome.

O design da Brasília foi concebido por Marcio Piancastelli com o objetivo inicial de projetar um carro confortável, pequeno por fora, espaçoso por dentro e que possuísse grandes janelas. Havia uma expectativa que a Brasília pudesse substituir o Fusca, mas isso não aconteceu.

Mesmo sendo produzido no Brasil, esse modelo só passou a ser comercializado no mercado nacional em 1978. O México foi o único país além do Brasil a fabricar o Brasília, mas somente na versão de duas portas.

Apesar de sua base mecânica ser a mesma do Fusca, o projeto era muito elogiado por suas linhas elegantes e por sua qualidade de construção e durabilidade. O sucesso do Brasília inclusive inspirou a criação da versão “mais moderna” da Variant, a Variant II, em 1975.

Ao lançar o Gol 1600cc em 1981, a Volkswagen decretou o fim do Brasília, uma vez que temia que o modelo antigo tirasse uma fatia do mercado do novo projeto. Mesmo muitos anos depois de ter sido descontinuado, é um carro comum nas ruas do Brasil, principalmente no interior e nas periferias das grandes cidades. Embora, devido ao seu grande volume de produção, o carro não tenha atingido o status de “clássico”, um modelo bem conservado já atinge boa cotação no mercado de usados.

3 comentários em “Volkswagen Brasília: um carro brasileiro até no nome

  • 15/06/2020 em 16:03
    Permalink

    Estou procurando um carro bom, para meu uso diário e na minha humilde opinião a Brasília é este carro, se alguém tiver uma com preço justo me liga para 13-996492687, obrigado.

Os comentários estão desativados.