A importância de se vacinar contra a gripe

Dra. Luciana Gomes Corrêa Nóbrega é Médica Infectologista da Unimed (Foto: Divulgação)

Em uma época em que a vacinação contra a Covid-19 polariza as atenções de todo o Brasil – e do mundo – é necessário que não se esqueça de outras vacinas que já faziam parte da rotina antes da pandemia. Uma delas é da vacina contra a gripe Influenza A.

A reportagem do Periscópio manteve contato com a Dra. Luciana Gomes Corrêa Nóbrega, Médica Infectologista da Unimed Salto-Itu, que destacou a importância das pessoas se vacinarem.

“A vacina da gripe (Influenza) garante uma menor circulação do vírus na população, diminuindo, como consequência, casos graves. No período de pandemia da Covid-19 é ainda mais importante, pois os pacientes vacinados têm menor chance de evoluir para uma doença grave, diminuindo a necessidade de internação hospitalar, neste momento em que os leitos ainda estão cheios de pacientes com quadros respiratórios”.

A médica lembra ainda que “a vacinação contra a Influenza auxilia ainda em diagnóstico médico precoce naqueles que precisem de internação, pois descarta-se com mais facilidade o possível vírus causador do quadro. Além disso a vacinação não protege somente quem a recebe, mas sim toda a comunidade em que a pessoa vive, por diminuir a transmissão”.

Mas é muito importante que seja respeitado um intervalo de 14 dias entre a aplicação das vacinas da Covid-19 e da gripe. “Isso se justifica por falta de estudos que garantam a segurança da administração simultânea das vacinas. A prioridade no momento atual é a vacinação da covid-19 e após o intervalo adequado, realizar a vacinação da gripe”.

A Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Saúde, informa que até o último dia 14, aproximadamente 55% da população de Itu havia recebido a vacina contra a gripe. Trata-se de um índice abaixo do preconizado, mas isso não ocorre somente em Itu, sendo uma realidade em todo Estado de São Paulo.

té o dia 14, os grupos com maior porcentagem de vacinação contra a gripe eram o de professores e de idosos, com 68,2% e 57,2% de imunização, respectivamente. Com a ampliação do público-alvo promovida pelo Governo do Estado (para pessoas com seis meses ou mais) a Secretaria tem notado maior procura por parte de adolescentes e jovens.

Locais – A vacinação contra a gripe ocorre nas Unidades Básicas de saúde (UBS), exceto nos CAEC (Centros de Atendimento Especializado em Covid – UBS 06 e 11). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Neste sábado (17), haverá o Dia D da Influenza (gripe), havendo vacinação nas UBS (exceto CAEC), das 7h às 12h.

Um comentário em “A importância de se vacinar contra a gripe

  • 18/07/2021 em 14:57
    Permalink

    Excelente entrevista.Boas informações e orientações. Parabéns à doutora e ao jornal. Por mais entrevistas sobre saúde.

Os comentários estão desativados.