Basquete é primeiro ouro coletivo nos Abertos

Meninas do Basquete de Itu conseguiram ouro inédito. Foi o primeiro de modalidade coletiva em Jogos Abertos/ Foto – Juca Ferreira

A equipe de Basquete feminino de Itu, com Joyce, Kelly e cia., conseguiu no último domingo (18) uma façanha inédita: levantou o título de campeão nos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos. A medalha inédita veio em grande decisão diante de Santo André, por 58×55.

O placar, por si só, já diz o quão foi difícil e emocionante o jogo. Itu e Santo André já haviam se enfrentado na primeira fase da competição, em que as comandadas de Antônio Carlos Barbosa já haviam vencido e na final só ratificaram a superioridade.

A conquista foi por demais festejada, já que em termos de Jogos Abertos, embora Itu já tenha conquistado ouro, foi a primeira vez na história que o ouro veio em modalidade coletiva. Nas demais vezes, sempre em conquistas individuais.

Curiosamente, Itu e Santo André este ano travam um confronto inédito e interessante. Os times já se enfrentaram pelo Campeonato Paulista duas vezes, com duas vitórias do time do ABC. Agora, após os Abertos, Ituano e Santo André voltam a se enfrentar pelo playoff do Paulista em dois ou três jogos – o primeiro ocorre na segunda-feira (26), às 19h, no Ginásio da Associação. Está virando um confronto dos mais interessantes.