Estudantes fazem manifestação em Itu

Estudantes da Escola Estadual “Professor Antônio Berreta” protestaram pelas ruas do Centro de Itu, na tarde de quarta-feira (Foto: Daniel Nápoli)

Na última quarta-feira (15), em diferentes cidades do Brasil, organizações estudantis fizeram uma manifestação pedindo a revogação do Novo Ensino Médio. O NEM foi implementado nas escolas brasileiras em 2022, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), após lei estabelecida em 2017.

A previsão é de que até 2024 esse novo formato de educação seja aplicado em todas as turmas do país. A flexibilização curricular e uma nova estrutura de educação, que inclui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de itinerários formativos, são os diferenciais da modalidade – e alvo de críticas.

Em Itu, estudantes da Escola Estadual “Prof. Antônio Berreta”, juntamente com lideranças dos movimentos estudantis União da Juventude Rebelião, Rebele-se, Movimento Correnteza e Movimento de Mulheres Olga Benario fizeram uma manifestação, com saída da própria instituição de ensino no período da tarde, passando pelas praças Regente Feijó, da Independência e Padre Miguel, exibindo cartazes e com palavras de ordem contra a reforma.

Wildally Souza, militante da União da Juventude Rebelião comentou que a implantação do NEM foi “abominável” e que o mesmo foi “aprovado de forma sorrateira e mentirosa, iludindo a juventude com uma falsa ‘promessa de escolha’, que é uma grande mentira. A maioria das escolas não tem estrutura, condição nenhuma de oferecer o período itinerário que prevê o NEM, muito menos as das periferias”.

“O novo ensino médio afasta os estudantes da possibilidade de irem para o ensino superior e de trabalharem para ter seu ‘dinheirinho’ para suas necessidades. Mas não vamos parar aqui”, acrescenta Wildally.

Uma aluna de 16 anos do 2º ano do ensino médio do Berreta, que não quis se identificar, falou sobre o ato. “Nosso objetivo é ser contra uma opressão ao estudante, porque essa reforma aconteceu de uma forma que as pessoas não perceberam e ela é uma liberdade falsa, porque os próprios itinerários são vazios, superficiais, se dizem ser uma extensão das matérias atuais, mas não são”.

A jovem argumenta ainda que o NEM sobrecarrega os professores, pois eles “não foram qualificados pra isso e não tem uma escola em todo o país que consegue oferecer todos os itinerários, então o estudante às vezes é obrigado a participar de uma seleção de matérias que ele não quis e isso descumpre o próprio objetivo da educação básica”.

Também estudante do Berreta, Gabriel Santos Batista, de 16 anos, falou à reportagem. “Estamos aqui fazendo esse protesto porque a gente quer melhorar o ensino. Tem muitas aulas que a gente está perdendo, mas eu acho que isso pode afetar um pouco o futuro da nossa geração e de futuras gerações”.

Educadora opina

A professora Rita Diniz, diretora estadual e coordenadora da subsede de Salto da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), opina. sobre as razões que justificam a revogação do NEM. “Um currículo com matriz de apenas duas aulas de matemática e duas aulas de Língua Portuguesa jamais dará conta de garantir fluência leitora e de cálculo aos cidadãos. Amanhã, no mundo competitivo, não haverá oportunidades para esta juventude”.

“Um currículo com Matriz que retira aulas da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da 3ª série, para dar conta dos itinerários formativos, jamais dará conta de garantir que esse aluno possa compreender o funcionamento da sociedade, à luz de seus 16 ou 17 anos de idade, prestes a realizar escolhas políticas, econômicas e sociais para sua vida”, justifica Rita.

“Politicamente sabemos muito bem que o intuito de quem defendeu e defende o NEM é o de formar mão de obra barata com essa juventude empolgada e quem é rico continuará cada vez mais rico e tendo todas as oportunidades e quem é pobre continuará cada vez mais pobre trabalhando que nem camelo a serviço dos grandes capitais”, complementa.

Rita participa, desde ontem (17), em Brasília/DF, da IV Plenária Inter-congressual da CNTE para debater um projeto de educação para o Brasil e cobrar do governo federal a revogação da Reforma do Ensino Médio.

42 comentários em “Estudantes fazem manifestação em Itu

  • 21/03/2023 em 14:00
    Permalink

    Quanto adolescente um ali com a camisa do CheGuevara quem sempre gostou de trabalhar exemplo de homem e amante da classe lgbt tá ai a geração pipokinha

    • 21/03/2023 em 23:52
      Permalink

      Fora socialismo maldito

      • 22/03/2023 em 14:29
        Permalink

        Fora fascismo maldito.

    • 22/03/2023 em 15:58
      Permalink

      Concordo com você Adilson.
      Pode até a reinvidicação ter seu peso de valor, mas com raríssima s exceções, boa parte dos jovens presentes nem sabe expressar com clareza sobre sua reinvidicação, além de promover números.
      Batizados na voz da antiga, como geração Nutela.

  • 21/03/2023 em 16:08
    Permalink

    Temos que lutar para a revogação deste lei. E também da lei que não reprova alunos.

  • 21/03/2023 em 16:58
    Permalink

    Ou esse jornal entrevistou a pessoa errada ,ou essa menina foi no protesto errado.
    Eu passei e vi uns otários gritando de ordem política.
    Tenho vergonha de ter estudado nesta escola.
    Aconselho esses alunos assistirem a jovem pan news pra ficarem bem informado, do que está acontecendo no Brasil, porque essa escola usam seus alunos pra defender partido político.

    • 21/03/2023 em 21:44
      Permalink

      meu filho em momento nenhum tivermos influência da escola foi um protesto completamente organizada pelos alunos e por movimentos secundários e colocamos símbolos políticos sim!!! somos contra esse programa de alienação que governos anteriores facistas querem implantar na nossa geração

      • 22/03/2023 em 14:57
        Permalink

        Você vai ler meu comentário, vai na diretoria da escola, e informa pra eles que eu sou morador de frente da escola.
        Diga a eles que todo dia na entrada e saída um grupo de 7 alunos ficam comercializando drogas, a minha garagem fica uma carniça.
        Um rapaz de cabelo curto e uma menina de uns 16 anos, que descem sentindo galileu, ficam com saquinho de maconha, acendem cigarro e levam outros alunos para fumarem.
        Não fica só pensando em protesto não, procure saber da sanidade desses drogados marginais que estão na escola do seu filho(a).

      • 22/03/2023 em 17:30
        Permalink

        Mas como q foi de autoria do antigo governo se essa lei é de 2017 e Bolsonaro entrou em 2018 ? Fale mais por favor…..

    • 21/03/2023 em 22:11
      Permalink

      Amigo seu argumento é “vai assistir Jovem Pan”? Melhore.

    • 22/03/2023 em 07:08
      Permalink

      Sim, moço, é isso msm.

    • 22/03/2023 em 08:10
      Permalink

      O Berreta jamais fez qualquer defesa ou ideologia partidária. Estes somos nós, sem nenhuma interferência da escola, lutando contra o Novo Ensino Médio, que é um projeto que afeta diretamente os estudantes que só anda empobrecendo o conhecimento das escolas públicas.

    • 22/03/2023 em 12:15
      Permalink

      Jovem Klan ou TV Bozo

      • 22/03/2023 em 20:23
        Permalink

        Triste ver tantos jovens com saúde, gastando tempo e energia com ideologias furadas que não deram certo em lugar nenhum do mundo. Mais triste ainda é ler a opinião da professora militante, parasita do funcionalismo público. Um dia o boleto chega e a conta só se paga trabalhando. Enquanto os pais vivem essa realidade a molecada que nem sabe o que significam essas palavras nos cartazes envergonham os seus.

  • 21/03/2023 em 17:10
    Permalink

    Parabéns ao PCR pela mobilização!

    Viva as/os estudantes!

  • 21/03/2023 em 18:56
    Permalink

    Esse novo ensino médio deve estar ruim mesmo, pra esses estudantes estarem vangloriando terrorista e colocando símbolo do comunismo na bandeira do Brasil, ninguém está ensinando pra essa turma!

  • 21/03/2023 em 19:05
    Permalink

    Um bando de jovens que mal sabem escrever ou interpretar texto, usando do tempo que deveria estudar para protestar (matar aula). Meia dúzia de gatos pingados – O que é uma vergonha para qualquer outro aluno realmente engajado politicamente.

    O rapaz segurando o cartaz de Che, só mostra o quão raso e superficial se tornou o protesto estudantil.

  • 21/03/2023 em 19:20
    Permalink

    Que orgulho dessa galera

  • 21/03/2023 em 20:02
    Permalink

    Acho que os jovens foram usados pelos professores pra fazer apologia da esquerda. Lamentável.

  • 21/03/2023 em 20:43
    Permalink

    Geração Fanta Uva

    • 22/03/2023 em 19:41
      Permalink

      Estudantes analfabetos e comunistas,com cartolina do Che Guevara.Ridiculas crianças.

  • 21/03/2023 em 21:34
    Permalink

    Acredito que os comentários são de pessoas que estão recortando as falas por minutos que ouviram os manifestantes ou que deduziram por causa de uma imagem. Os jovens ficaram manifestação o tempo todo com falas direcionadas à realidade que lhes afligem, apresentaram fatos … A necessidade de uns de sempre trazer os antagonistas da nossa atual política não traz a verdadeira face desse NEM na vida deles … A juventude é uma caixinha de surpresa e vocês tentam o tempo todo descaracterizar a luta e seus modos a partir da realidade que foi a sua juventude…. E para a surpresa de alguns, que talvez ainda não perceberam, casa geração tem suas idiossincrasias próprias!!!

    • 22/03/2023 em 19:12
      Permalink

      Esse bando de vagabundos aí de alunos, deveriam pelo menos saber um pouco sobre política, se estão pedindo a revogação do ensino médio, por que estão usando camisa do Che, por que estão usando símbolos políticos, por que estão dizendo sobre fascismo, não há uma correlação entre essas coisas.
      Aprendam um pouco sobre política e saberão a maneira correta de pedir a revogação de algo.
      Não sujem o nome da escola, que por sinal é uma escola ótima, e aprendam sobre política

  • 21/03/2023 em 21:45
    Permalink

    O Novo Ensino Médio diminui as chances dos alunos de escola pública, mas parece que essa galera que comenta aqui não se importa com isso. Eles estão mais do que corretos em reclamar das injustiças, e são, inclusive, amparados pela democracia.

  • 22/03/2023 em 03:06
    Permalink

    Ler comentários escrachando os estudantes sem nem ao menos os conhecerem é de uma falta de caráter sem tamanho! Informem-se sobre o novo Ensino Médio, tal proposta coloca o Ensino na lata do lixo, diminuição sistemática de disciplinas fundamentais nos principais vestibulares, criação de um currículo duvidoso que negará oportunidade aos mais pobres… acordem! A cidade deveria estar nas ruas!Oxalá todos os alunos saíssem as ruas para esse tipo de protesto!

    • 22/03/2023 em 20:03
      Permalink

      Concordo plenamente!!!

  • 22/03/2023 em 07:36
    Permalink

    Esses são os futuros do nosso país, estamos perdidos. kkkkkkkkk

  • 22/03/2023 em 09:22
    Permalink

    Parabéns aos estudantes que tem cérebro e parabéns ao Clovis por ser burro ignorante e postar aqui na rede sua lamentável posição contra a educação!

  • 22/03/2023 em 10:10
    Permalink

    Meia dúzia de estudante decidindo pelo município todo. Essa lei é inadequada à realidade. Em um vestibular as disciplinas cobradas são todas e não só a da preferência ou do perfil do aluno. A maioria das vezes nem é pela disciplina, mas pelo professor que diferem nas cobranças e avaliações.

  • 22/03/2023 em 10:25
    Permalink

    Defendendo cheguevara, ai é de foder msm. Escola pública sempre tem essa doutrinação pra político ditador comunista

  • 22/03/2023 em 11:43
    Permalink

    Parabéns aos estudantes do colégio Berreta, sempre a frente dos movimentos pró corpo discente…… Fui presidente do Grêmio Estudantil do colégio em 1987/88 e naquela época também realizamos um grande manifesto na frente do quartel e na frente da prefeitura que ficava na Rua Barão do Itaim….. Contra a exoneração da delegada de ensino que foi instrumento de manobra política…… Se organizem, se articulem para poder enfrentar mais essa manobra política na educação…… Orgulho dos estudantes do Berreta……. O legado continua !!!!!!

  • 22/03/2023 em 12:11
    Permalink

    O fato de “estudantes” não conhecerem o Guevara que estão levando no cartaz…já invalidou a manifestação. Nem sabem o que significa faSCismo…

  • 22/03/2023 em 14:32
    Permalink

    Olha o nível do intelecto desses jovenzinhos que acham que sabem de história.
    Só o FATO de colocar a palavra “contra facismo” e ao mesmo tempo, colocar uma foro de Che Guevara, já da pra vê que esses jovenzinhos não estudam.

  • 22/03/2023 em 14:50
    Permalink

    Moro na frente da Escola, e todos os dias na saída tem um casal de dois adolescentes de uns 16 17 anos e um casal que ficam se pegando e traz uma rodinha para fumar maconha.
    São entre 5 e 7 pessoas, minha casa fica um fedo enorme.
    Aí para o pai de Amarok pra pegar o filho e mal sabe que ele tem até perfume na bolsa pra distrair o cheiro.
    Coitado você pai, que tem sua filha e seu filho perto desse marmanjos que acham que pode fazer oque quer e atrai a filha de vocês.
    Espero que alguém do berreta esteja vendo essa mensagem, por que vou levar a polícia aí dentro da escola nessa próxima semana. Todo dia na entrada e saída as 17 eles aglomeram aqui e acendem cigarro de maconha pra compartilhar entre uns 7 alunos de uniforme.
    Se você é pai e mãe, vai observar o filho de vocês pq ali ultimamente só rola maconha na porta. E não me diga ao contrário, eu tenho até característica de um cabeludo que namora uma menina morena que desenrola o saquinho pra eles.

  • 22/03/2023 em 14:53
    Permalink

    Inclusive periscópio, façam uma reportagem escondida na entrada de manhã da escola e na saída, dos estudantes pra vocês verem, na baixada do bairro sentido galileu, o tanto de alunos que ficam passando drogas uns para os outros na saída.

    • 22/03/2023 em 17:49
      Permalink

      eles vão precisar fazer isso em todas as escolas da cidade então, inclusive as particulares haha

  • 22/03/2023 em 17:25
    Permalink

    Parabéns aos estudantes do Berreta que participaram dessa manifestação. A juventude brasileira precisa de mais cidadãos como vocês.

  • 22/03/2023 em 19:51
    Permalink

    Uns coitados gatos pingados de fraldas,ridiculos,esses são os “inocentes” “úteis da esquerda.

  • 22/03/2023 em 19:55
    Permalink

    Esses alunos ficam dando exemplo de promiscuidade e depravação na frente desse colégio e ninguém faz nada.

  • 22/03/2023 em 19:57
    Permalink

    Aids e covid deve correr solto no meio dessas criancinhas.

  • 22/03/2023 em 20:21
    Permalink

    Esse diretor ou diretora da escola Berreta deve ser bem cego ou cega e não vê nada.Ou não quer ver.A mães deveriam ter mas cuidado com suas filhas que “estudam ” nesse lugar antes que seja tarde …. É bom acionar a polícia.

Os comentários estão desativados.