Exercite a alegria nestes tempos sombrios

A alegria ainda é o melhor remédio contra o estresse que destrói a nossa energia e nos transborda de radicais livres (Foto: Divulgação)

Não é difícil identificar que estamos todos muito estressados. Oficialmente, desde março do ano passado um vírus mortal controla as nossas ações. De certo modo, a nossa vida está paralisada. Todos esperamos ansiosamente pelo fim desta má fase que afeta a saúde e a política. Esperança é a palavra de ordem. A alegria ainda é o melhor remédio contra o estresse que destrói a nossa energia e nos transborda de radicais livres.

Todos nós vivemos atolados nos afazeres e isso intoxica a nossa alma e o nosso organismo. Esse mal não é privilégio de alguns, todos são afetados por ele. Em todas as camadas sociais. O que difere de uma pessoa para outra é a maneira como lida com isso. Relaxar é a palavra de ordem então exercitar-se pode ser uma válvula de escape, mas se não incluir o bom humor, pouco vai resolver.

A alegria diante da vida é fundamental. A pandemia só veio piorar, mas a verdade é que os problemas sempre existirão – a rotina, o engarrafamento, o dinheiro curto, as injustiças etc. – e vão lhe causar rugas e queda de cabelo, se você deixar. O primeiro passo é cultivar o bem-estar da alma. Abrir espaço no tumultuado dia a dia para relaxamento é fundamental. 

Todos nós já ouvimos dizer que a beleza verdadeira vem de dentro para fora; quer dizer, se você não está bem consigo mesmo, isto vai acabar se refletindo na aparência, mesmo que você “se acabe” na academia, faça tratamentos faciais, tratamentos contra celulite e flacidez e esteja sempre usando os modelitos atuais. Nada disso resiste ao poder destrutivo de uma cara fechada.

Assim, não é preciso nenhum conhecimento maior para concluir que o sorriso é uma poderosa arma em favor da beleza. Cada vez que uma pessoa sorri espontaneamente, automaticamente é acionado o córtex órbito-frontal (OFC), parte do cérebro que registra quando algo de bom acontece, dando uma maravilhosa sensação de bem-estar e, claro, isto vai se refletir na saúde da pele do rosto.

Quanto mais sorrisos, maior será a sensação boa. Mas, atenção, só vale se for verdadeiro e espontâneo. Quer uma opção mais animada para ficar em dia com o bom humor? Vá dançar. Danças como o forró, o bolero ou dança do ventre animam a alma e ainda queimam mais de 500 calorias por hora. Além disso, é uma prática divertida, proporciona sensualidade e criatividade aos praticantes. Dançar não traz nenhuma contra indicação e alimenta a sua capacidade de rir e sorrir. Bom lembrar: siga as normas de saúde para a prevenção ao novo coronavírus e suas variantes.