Fábrica de Arte Marcos Amaro lança edital para os artistas de São Paulo

Fábrica de Arte Marcos Amaro está localizada em uma área onde, no século 20, funcionou a Fábrica São Pedro (Foto: Camilla Jan/Divulgação)

A fim de incentivar a produção artística contemporânea e valorizar a diversidade cultural por meio da multiplicidade de expressões artísticas e manifestações culturais, a FAMA Museu acaba de abrir um edital para artistas ou coletivos de artistas residentes no Estado de São Paulo. As inscrições podem ser realizadas através do site da instituição (famamuseu.org/edital) até 12 de maio.

O edital vai selecionar dois projetos expositivos inéditos para serem apresentados como mostras de curta duração em espaços distintos da FAMA Museu. Os selecionados podem ser coletivos de artistas, artistas brasileiros ou estrangeiros residentes no estado de São Paulo há mais de dois anos.

Cada projeto selecionado receberá R$ 50 mil, valor que deve ser utilizado em todos os custos, desde a concepção, produção até a entrega do projeto, incluindo montagem e desmontagem da exposição. Ao final da mostra, se aprovado pela Comissão de Acervo, uma obra de cada projeto receberá o Prêmio Aquisição e será incorporada ao acervo da FAMA Museu.

Dentre os critérios para escolha dos projetos inscritos, está a relevância e ineditismo da proposta artística, o alinhamento com a vocação da FAMA, o diálogo com o acervo artístico do Museu e a objetividade e viabilidade do desenvolvimento da proposta. A Comissão Julgadora irá analisar os projetos inscritos até dia 27 de maio, e no último dia do mês os vencedores serão divulgados no site e nas mídias sociais da instituição.

FAMA Museu

Situada em Itu, a Fábrica de Arte Marcos Amaro está localizada em uma área de 25 mil metros quadrados, onde, no século 20, funcionou a Fábrica São Pedro, importante polo da indústria têxtil, com relevância histórica e cultural para a região.

Inaugurado em 2018, o Museu abriga ateliês, salas expositivas e áreas ao ar livre para a realização de performances, residências artísticas, exposições individuais e coletivas, com o objetivo de incentivar a criação artística contemporânea, investigar os caminhos da arte e possibilitar ao público o acesso ao acervo do colecionador e artista Marcos Amaro.

A coleção reúne mais de 2 mil obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações de nomes como Tarsila do Amaral, Nelson Leirner, Hélio Oiticica, Leda Catunda, Cildo Meireles, Tunga e Aleijadinho.

Com a proposta de oferecer à cidade um projeto de impacto significativo na cultura local, na sua dimensão simbólica, cidadã e econômica, além de fomentar o turismo de experiência na região, o Museu inaugurou em julho de 2019 a primeira galeria de arte a céu aberto da cidade, o Parque Escultórico Linear. Obras de grandes nomes da arte contemporânea estão dispostas ao longo da Avenida Galileu Bicudo.

Em novembro de 2019, foi inaugurado em Mairinque a FAMA Campo, extensão da FAMA Museu. O espaço surgiu como um novo conceito entre a natureza, o tempo e as transformações inevitáveis dessa relação. Com exposições a céu aberto, a FAMA Campo é um lugar onde os artistas podem experimentar o conflito de suas técnicas e materiais utilizados dentro da imprevisibilidade da natureza.

O espaço da FAMA Museu está temporariamente fechado em função da pandemia. A suspensão de atividades presenciais é uma forma do Museu colaborar para reduzir as possibilidades de contaminação e uma iniciativa para garantir a segurança da comunidade.