FAMA lança programa Fábrica São Pedro

Foto histórica da antiga Fábrica São Pedro (Arquivo)

A Fábrica de Arte Marcos Amaro, museu sediado em Itu, inaugurou o programa Fábrica São Pedro para coletar memórias sobre a Companhia de Fiação e Tecelagem São Pedro – Fábrica São Pedro, que funcionava nas instalações onde hoje funciona a instituição. 

O departamento de Pesquisa e Referência da FAMA faz um apelo à população ituana que conhece a Fábrica São Pedro para compartilhar suas histórias e ajudar a construir uma nova exposição. A curadoria será coletiva e cruzará o acervo artístico do museu com o passado da Fábrica e o patrimônio industrial de Itu. 

O programa Fábrica São Pedro une a pesquisa à prática da ciência cidadã, inspirado em experiências participativas de história pública e digital. A população poderá oferecer seus testemunhos por diversos canais, contando histórias, compartilhando documentos ou materiais relacionados à Fábrica São Pedro. 

Com coordenação de Anita Lucchesi, a iniciativa pretende ativar uma rede de pesquisa em torno do museu, mobilizando estudantes e pesquisadores interessados em estudar seu acervo, o passado da fábrica e os pontos de interseção entre o passado e o presente do patrimônio industrial na região.

Anita Lucchesi é Doutora em História pela Universidade do Luxemburgo (UNILU, 2020) e Mestra em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ, 2014), onde também concluiu Bacharelado e Licenciatura em História (2011). Atualmente, é coordenadora do departamento de Pesquisa e Referência da FAMA Museu.

Como participar

Você pode participar visitando a FAMA Museu. A equipe FAMA vai receber os interessados no acolhimento do museu. Também é possível pelo WhatsApp (11) 91126-2211: entre em contato com a coordenação do programa Fábrica São Pedro pelo WhatsApp. Ou ainda por carta ou e-mail: quem preferir pode também enviar cartas ou e-mails para contribuir com o Nossa Fábrica (Endereço Postal: R. Padre Bartolomeu Tadei, 9 – Vila São Francisco, Itu/SP, 13300-190 | e-mail: fabricasaopedro@famamuseu.org.br).

Para mais informações e atualizações sobre a agenda do programa e formas de participação, basta acessar o site da FAMA Museu: https://famamuseu.org.br/fabrica-sao-pedro/.