Pesquisa eleitoral mostra cenário embolado em Itu

Ex-deputado federal Herculano Passos lidera pesquisa divulgada pelo “Jornal de Jundiaí” (Foto: Arquivo)

Na última semana, uma pesquisa eleitoral feita pelo Instituto AR7 Pesquisas Inteligentes e divulgada pelo Grupo JJ de Comunicação – proprietário do “Jornal de Jundiaí” – mexeu com o mundo político de Itu e mostrou que a corrida eleitoral conta com um cenário “embolado”.

Segundo a pesquisa, o ex-prefeito Herculano Passos (Republicanos) aparece em 1º lugar, com 24% das intenções de voto, com o ex-vereador Matheus Costa (PSD) em segundo, com 18%, em empate técnico, já que a margem de erro é de 5 pontos percentuais para mais ou para menos. 

Em terceiro lugar na pesquisa, empatados numericamente, aparecem o secretário de Planejamento Gilmar Pereira (PP) e o deputado estadual Rodrigo Moraes (PL), ambos com 10,3%. Brancos e nulos somam 15,8%, enquanto os indecisos são 21,8%.

Segundo o “Jornal de Jundiaí”, foram entrevistados 400 eleitores entre os dias 16 e 17 de março. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada sob o número SP-05134/2024 na Justiça Eleitoral. A reportagem consultou os dados referentes à pesquisa no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e verificou que a estatística responsável foi Liniane Gazola e o valor pago pela pesquisa foi de R$ 4 mil.

A pesquisa também avaliou a gestão Guilherme Gazzola (PP), com 17,3% considerando-a ótima; 26,3%, boa; 27%, regular; e somados, 15,8% classificando-a como ruim ou péssima. O próprio prefeito comentou os números de sua administração e da corrida eleitoral em entrevista ao JP no evento de filiação de Janaina Camargo ao PSB.

“Eu estou muito satisfeito até por alguns números que antecedem até o que a gente imaginava, e eu fiz uma eleição assim em 2016. Hoje, você ter a candidatura dos dois [Gilmar e Janaina] muito bem posicionada, já numa disputa quase que igual com todos os outros, é uma surpresa até para nós”, disse ele.

Gazzola também se mostrou contente com a avaliação do governo, com cerca de 70% considerando ótima, boa ou regular. “Isso nos faz crer que a sociedade quer a continuidade, porque sobra muito pouco, menos de 25% para a oposição disputar. Então eu vejo um cenário muito favorável. Eleição é eleição, sandálias da humildade, tem muito o que fazer, muito jogo sujo pela frente, mas eu tenho muito otimismo”, disse.

3 comentários em “Pesquisa eleitoral mostra cenário embolado em Itu

  • 30/03/2024 em 23:55
    Permalink

    Que nunca mais esse senhor ganhe alguma coisa aqui Itu cidade fastama pode virar filmes zumbi EUAOscar

  • 30/03/2024 em 23:57
    Permalink

    Política não gosto não fazem nada de bom cidade parou no tempo.

Os comentários estão desativados.