Prática da corrida: cuidados são fundamentais na hora de sair do sedentarismo

Acompanhamento médico e de um profissional de educação física é uma das medidas que deve ser adotada

Daniel Nápoli

 

É comum vermos por algumas avenidas ou parques, pessoas logo no início da manhã ou no período noturno, seja para manter seu corpo em forma ou para iniciar uma mudança em suas rotinas em busca de uma vida mais saudável.

Porém, para deixar o sedentarismo de lado e adotar a caminhada a sua rotina, são necessários alguns cuidados para não transformar a mudança em problemas sérios para a saúde.

A primeira medida que se deve tomar é procurar é a realização de uma bateria de exames, para saber se não há nenhum impedimento para a prática da atividade física. Após passar pela avaliação de um cardiologista, de um ortopedista, dentre outros médicos, deve-se procurar também um auxílio de um profissional de educação física.

O acompanhamento de um especialista da área é fundamental para que as intensidades das atividades sejam feitas da melhor maneira, para não sobrecarregar seu corpo, já que uma pessoa sedentária tem de começar a correr de maneira gradativa, para que o organismo também possa se acostumar com a novidade.

De acordo com o administrador de empresas Rodrigo Ramis Lemes, criador do blog Bariátrica Corpo e Mente (bariatricacorpoemente.blog) e praticante de corrida, existem também outros pontos que devem ser levados em consideração. “Para quem possui lesões ou já tenha operado o joelho, por exemplo, deve ser feito um trabalho de fortalecimento muscular”, explica.

Rodrigo cita ainda que a realização de uma atividade saudável, ocorre em todos os detalhes. “Um ponto importante é descobrir qual o seu tipo de ‘pisada’, antes de começar a correr, para que você possa escolher o tênis adequado, para poder ganhar em conforto”.

Ramis encerra, destacando a importância de não praticar a corrida sem companhia. “Uma dica valiosa é participar de algum grupo de corrida e que tenha pelo menos um profissional de educação física, pois todos vão se incentivando, além de participaram em algumas oportunidades de treinos e competições”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *