Tuíze inaugura Mombaça e anuncia outra represa para o Pirapitingui

mombaca interna

Na manhã da última quinta-feira (16), a concessionária Águas de Itu, sob intervenção da Prefeitura, realizou a entrega da Adutora Mombaça, considerado o maior investimento dos últimos 40 anos para o abastecimento na cidade.

A solenidade de inauguração da obra contou com a presença do prefeito Antonio Tuíze (PV), do vice Neto Beluci (PRB), do interventor Arthur Neto, de grande parte dos secretários municipais, além dos vereadores Balbina de Paula Santos (PV), Eduardo Ortiz (PHS), Givanildo Soares (PROS), Matheus Costa (PHS) e Nair Langue (PRB), entre outras autoridades.

O evento também reuniu familiares de José Carlos Rodrigues, conhecido como “Zé do SAAE”, que dá nome à adutora.

Obra
Exigida pelo governo municipal em 2014 para enfrentar a pior crise hídrica da cidade, a nova adutora possui 22,5 quilômetros de tubulação que irão garantir a chegada de 280 litros de água por segundo até a ETA-1 (Estação de Tratamento de Água), localizada no bairro Rancho Grande. O volume corresponde a 60% da atual capacidade da estação.

Segundo a concessionária, a entrega da nova adutora é de fundamental importância para garantir o abastecimento à população de Itu. Os 24,2 milhões de litros de água a mais por dia, vindos dos ribeirões Apotribu de Baixo (conhecido como Mombaça) e Pau D’Alho, ambos localizados na zona rural, são suficientes para abastecer cerca de 110 mil habitantes.

A adutora é considerada uma obra estruturante, pois, segundo a empresa, traz equilíbrio à rede de abastecimento de água em Itu. O sistema pode ser utilizado tanto em períodos de estiagem, como também durante as operações de manutenção, preservando os níveis dos principais reservatórios da cidade.

Durante o evento, o prefeito Tuíze reconheceu os atrasos da obra, mas reforçou os méritos da intervenção realizada na Águas de Itu. “Essa obra foi apresentada em junho de 2014 para a Águas de Itu. A entrega era prevista para início de 2015, entretanto a obra somente ficou pronta por força da intervenção, decretada pela Prefeitura junto à empresa em 11 de junho de 2015. Com essa medida administrativa, os cronogramas puderam ser revistos”, ponderou.

Estrutura
Além da rede de grande porte, localizada às margens da estrada rural do Pau D’Alho, o sistema da Adutora Mombaça é composto por duas estações de bombeamento. Um conjunto de 13 moto-bombas é responsável pelo recalque da água captada até a ETA-1, somando uma potência de 1.600 CV.

Nos 22,5 quilômetros de adutora foram instalados 3.750 tubos de 500 mm de diâmetro (de ferro fundido e de PVC), em um trajeto com 383 curvas, 383 blocos de ancoragem em concreto e armações de ferro, além de 60 dispositivos de proteção (ventosas e pontos de descarga) e uma chaminé (sistema metálico de proteção à rede) para evitar danos na tubulação.

Além disso, 600 toneladas de pedras foram utilizadas para construir as barragens que possibilitam a captação de água nos dois ribeirões, Mombaça e Pau D’Alho.

Represa no Pirapitingui
Durante discurso no evento de inauguração da Adutora Mombaça, o prefeito Antonio Tuíze anunciou novos projetos relacionados ao abastecimento de água em Itu. Os novos investimentos, ainda em fase de estudos, deverão beneficiar os moradores da região do Pirapitingui.

Segundo o prefeito, o primeiro estudo visa a captação junto à Represa do Cajuru, situada às margens da Rodovia Castello Branco. Já o segundo projeto pretende captar a água do Rio Pirajibu, localizado na divisa com a cidade de Sorocaba.

Para Tuíze, a data de 16 de junho de 2016 já pode ser considerada um marco para Itu. “Quando disse que hoje é um dia para entrar para a história, não me referia apenas à inauguração do Mombaça. Quero agora anunciar que começamos estudos para complementar a segurança hídrica da população ituana, atendendo a região do Pirapitingui”, destacou. “Os estudos já se iniciaram e, com certeza, faremos o possível para começar os trabalhos o mais rápido para atender e dar segurança à região”.