Presentes Distintos

Por André Roedel

A última quinta-feira, dia 16 de junho de 2016, vai ficar marcada para as cidades de Itu e Salto. Na mesma data, os dois municípios ganharam presentes especiais (e bem distintos). Enquanto a nossa vizinha inaugurava uma monumental ponte estaiada com direito até a mirante, a Terra dos Exageros entregava a obra da aguardada Adutora Mombaça – que promete ajudar a solucionar o problema da falta de água.

Mas por que distintos? Um dos motivos é que, enquanto a ponte de Salto está visível a todos que por ali passam, a adutora fica embaixo do solo. Além disso, a elevatória e todo maquinário usado para bombear a água até a ETA-1 (Estação de Tratamento de Água), localizada no bairro Rancho Grande, fica na distante estrada rural do Pau D’Alho e até mesmo quem quiser conferir de perto a obra terá que sofrer um pouco, pois a via é tortuosa e sem pavimentação.

Outro motivo que reforça a distinção entre os presentes é a necessidade. A Adutora Mombaça é uma obra necessária para a cidade de Itu, que sempre enfrentou o grande problema da escassez de água. Sem grandes rios ou afluentes, os reservatórios sempre sobreviveram praticamente da água das chuvas. Já a ponte estaiada, apesar de enriquecer o turismo local, não é uma prioridade para a população local. Aliás, já existem muitas reclamações dos saltenses quanto ao trânsito no local.

As inaugurações das obras também foram bem distintas. Na entrega da ponte, o governador Geraldo Alckmin, prefeito e ex-prefeito de Salto (Juvenil Cirelli e Geraldo Garcia, respectivamente), o deputado estadual de Indaiatuba Rogério Nogueira, a deputada estadual Rita Passos e até o ex-prefeito de Itu e deputado federal Herculano Passos estiveram presentes, além da população saltense.

Já a inauguração da adutora foi mais discreta. Apenas o prefeito Antonio Tuíze, seu vice Neto Beluci, os secretários municipais e os vereadores que o apoiam na Câmara Municipal compareceram à solenidade, que – até por conta da distância do local – não contou com a presença de populares.

Porém, apesar das diferenças, cabe reforçar que ambas as obras têm um ponto em comum: trarão benefícios para as cidades. A ponte estaiada, como já dito antes, traz benefícios ao turismo saltense – que conta agora com um grande complexo, formado pelo Pavilhão das Artes, o Memorial do Tietê e, em breve, pelo Trem Republicano (que também passará por Itu).

E a Adutora Mombaça, como a própria concessionária Águas de Itu, sob intervenção da Prefeitura, vem usando como slogan publicitário, é um “presente para o futuro”. Um futuro em que a população ituana não precise “caçar” água para beber e não se preocupe em chegar em casa depois de um dia longo de trabalho e não ter como tomar um banho de chuveiro. Um futuro em o cidadão seja tratado com o respeito que merece. Enfim, um futuro com mais dignidade.