Políticos de Itu roubam a cena na entrega de ponte em Salto

ponte

Com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) foi inaugurada na última quinta-feira (16) a Ponte Estaiada da cidade de Salto. Entre as autoridades presentes ao evento, destaque para os deputados ituanos, Rodrigo Moraes (DEM) e Rita Passos (PSD), ambos estaduais e Herculano Passos (PSD), federal, além do presidente da Câmara dos Vereadores, Marquinhos da Funerária (PSD).

Para o prefeito de Salto, Juvenil Cirelli (PDT), a obra irá impulsionar o turismo do município. “Esta estrutura irá dar um salto muito grande em nossa cidade, junto do Trem Republicano, cuja obra da Estação de Trem está em fase de acabamento, além do Complexo da Cachoeira e Pavilhão das Artes”, destacou o prefeito que aproveitou a ocasião para anunciar que a obra da Ilha da EMAE está para iniciar nos próximos dias. “Teremos um complexo turístico para alavancar o segmento em nosso município”, completou o chefe do Executivo.

Em seu discurso, o deputado Herculano Passos, que preside a comissão de Turismo na Câmara dos Deputados, destacou a importância de Salto e Itu serem estâncias turísticas. “Essa obra (Ponte Estaiada) vai desenvolver as duas cidades, vai atrair turistas, trazer geração de emprego, desenvolvimento, renda e o progresso para as cidades. E com o Trem Turístico, tenho certeza que irá atrair muito mais turistas pra cá”, ressaltou.

Já o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, enfatizou a importância da Ponte Estaiada para Salto. “A Ponte passa a ser o cartão de visita desta estância turística”, afirmou.

Porém, o evento foi ofuscado por um grupo de representantes da APEOESP () que munidos de faixa e cartazes protestaram contra a situação das escolas estaduais e a merenda. Em virtude dessa manifestação, tanto o governador como o prefeito saltense deixaram o local por uma saída alternativa e coube as autoridades ituanas cortarem a fita inaugural da obra.

A obra
A Ponte Estaiada fica sobre o trecho do Rio Tietê na entrada de Salto pela Rodovia da Convenção Republicana. A obra tem 227 metros de comprimento e largura total de 29,1 metros, dos quais 15,56 metros compreendem o trecho estaiado. A pista de rolamento é composta por duas faixas, de 3,50 metros para tráfego. Também foi implantada uma ciclovia, calçadas para pedestres e realizada a duplicação em 300 metros até a ponte do Rio Jundiaí.

A obra contempla ainda um mirante, de aproximadamente 110 m², 41 metros de altura e capacidade para 110 pessoas. O acesso é feito via elevador panorâmico e por escadas. O investimento na Ponte foi de R$ 25 milhões com recursos do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias).

Para quem quiser conhecer o local, o mirante está funcionado de terça a domingo, das 8h30 às 16h30, e conta com monitor de turismo.