25º Dançarte acontece este final de semana em Salto

Neste final de semana, dias 06, 07 e 08 de maio, acontecerá o 25° Festival Nacional e Internacional de Dança Dançarte – Helena Belo Torquato, na Sala Palma de Ouro, em Salto. Este ano, o Dançarte volta a ser grande, tanto em sua história quanto na quantidade de atrações.

O evento está comemorando seus 25 anos de existência, além de contar com a participação de grupos e bailarinos das cidades de Salto, Itu, Sorocaba, Votorantim, Valinhos, Indaiatuba, Campinas, Americana, Porto Feliz, Jarinu, Araçariguama, Santa Bárbara D’Oeste, Piracicaba, Botucatu, Santos, Praia Grande, São Vicente, Ribeirão Preto e Aracaju/SE, totalizando 900 bailarinos.

Mais de 200 coreografias foram selecionadas para este ano e que serão avaliadas pelos profissionais Arilton Assunção, Zeca Rodrigues e Alexandre Snoop. As apresentações contarão com solos, duos, trios e grupos, sendo trabalhos coreográficos das seguintes modalidades: Clássicos Livre e Repertório, Moderno, Contemporâneo, Estilo Livre, Jazz, Sapateado, Danças Urbanas, Danças Populares, Dança de Salão, Dança do Ventre, Dança Flamenca e Gospel.

Será obrigatório o uso de máscara para todo o público presente e para os bailarinos (enquanto estiverem na coxia e nos camarins). O objetivo do Dançarte é oferecer um festival competitivo, visando, principalmente, a vitrine dos trabalhos coreográficos e a análise, por meio de outros olhares da dança. O que interessa para a organização é a total transparência e honestidade com os trabalhos realizados e o respeito com os bailarinos e coreógrafos.

A primeira edição foi realizada em 1997, no Teatro Municipal Giuseppe Verdi, em Salto, criado pela incentivadora artística Helena Belo Torquato. No início o objetivo principal do festival era, além de expandir a dança, promover uma oportunidade a mais dos grupos, escolas, academias e bailarinos independentes da região se apresentarem durante o ano letivo. Com o passar dos anos o festival foi tomando corpo, criando assim suas próprias características e ganhando seus admiradores e seguidores, por todo o Brasil e América Latina.

“Criamos um festival onde os bailarinos possam ser bem recebidos com o carinho e respeito que merecem”, explica a bailarina, coreógrafa e idealizadora Michele Torquato. Os ingressos já estão sendo vendidos através do site Ingresso Digital (www.ingressodigital.com), nos valores de R$ 40,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira). Informações: (11) 4456-8602 ou através do WhatsApp (11) 98610-7915.