3º “Festival de Curtas” premia produções de alunos do Colégio Monteiro Lobato

Giovana Armelin, Lívia de Andrade, Carina Telles e Letícia Simão, alunas vencedoras do prêmio de “Melhor Curta”, acompanhadas dos professores e jurados do FEC 2018 / Foto – Divulgação/Colégio Integrado Monteiro Lobato

Já tradicional projeto do calendário de eventos do Colégio Integrado Monteiro Lobato, o Festival Estudantil de Curtas – FEC 2018 reuniu alunos, familiares, professores e convidados na última sexta-feira (30/11), em uma noite de premiações e confraternização. Na edição deste ano, o FEC premiou, em onze categorias, os curtas-metragens produzidos pelos estudantes do Ensino Médio sobre o tema “Histórias na ponta da Língua”.

Os curtas-metragens são resultado de um longo processo, que inclui reflexões sobre a temática central, produção de caderno de pesquisa e elaboração da produção audiovisual. Este ano, os trabalhos foram avaliados pela comissão composta por Anelize Vergara, Ariane Santos, Cássia Batalha, Erik Tavernaro, Marcelo Paiva, Renato Faria e Tamiris Volcean, todos profissionais das áreas de Linguagens, História, Comunicação e Audiovisual.

O prêmio de “Melhor Curta” foi para as alunas Carina Telles, Giovana Armelin, Letícia Simão e Lívia de Andrade, com a produção “Magia Negra”. Durante o evento, os presentes ainda prestigiaram a apresentação comandada pelos professores de Teatro e Música do “Monteiro”, Camila dos Santos e Gabriel Maron.

Coordenado pela professora de Português Claire Quirino e pelo professor de História Marcelo Leite, o FEC surgiu como uma alternativa aos métodos de avaliação tradicionais, a fim de estimular a reflexão crítica dos alunos sobre temas cotidianos.

“Os curtas trazem à tona temas urgentes a serem debatidos e não deixam dúvidas sobre a importância de reconhecermos nossa língua como patrimônio e um importante elemento para compreender nossa história”, destaca professor Marcelo. “As produções comprovam que os adolescentes têm, sim, muito a nos ensinar com seus olhares atentos e intensos com relação ao mundo que os cerca”, complementa professora Claire.

Todas as produções deste ano podem ser assistidas pelo link bit.ly/curtas_monteiro. As fotos da noite de premiação também podem ser conferidas na página do “Monteiro” no Facebook (facebook.com/monteirolobato.net).