Black Friday nasceu nos Estados Unidos
Sexta-feira negra, ou Black Friday, como é mais conhecido, é o dia que inaugura a temporada de compras visando o Natal. Para atrair o consumidor, neste dia são feitas significativas promoções em lojas de varejo. Nos Estados Unidos a Black Friday é o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças.
Para o setor varejista, a Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio varejista, uma vez que proporciona ótimas oportunidades de compras para os clientes e muitas vendas para os lojistas.
O movimento surgiu nos Estados Unidos, no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, visando exatamente o aumento das vendas para o final de ano. Mas o termo Black Friday se originou nos EUA de maneira bem diferente: em 24 de setembro de 1869, dois especuladores tentaram tomar o mercado do ouro na Bolsa de Valores de Nova York, obrigando o governo a intervir, elevando a oferta da matéria-prima ao mercado, obrigando os preços a caírem e muitos investidores perderam grandes fortunas.
No Brasil, a primeira Black Friday aconteceu em 28 de novembro de 2010, reunindo mais de 50 lojas de varejo, com vendas apenas online. Para se ter uma ideia, em 2014 a data gerou no Brasil R$ 1,2 bilhão em vendas somente na internet, o que corresponde a 3,5% do faturamento anual do setor.
Já em 2016 e 2017 o faturamento neste dia chegou à casa dos R$ 2,1 bilhões e no ano passado (2020), possivelmente devido à pandemia, quando as pessoas realmente ficaram mais em casa, o faturamento no Brasil ultrapassou a casa dos R$ 4,02 bilhões, segundo levantamento feito pela Ebit/Nielsen.
No ano passado, inclusive, com o chamado “esquenta da Black Friday”, realizado dias antes da data propriamente dita, o faturamento entre os dias 19 e 27 de novembro foi de R$ 6 bilhões, 30,1% maiores que 2019 na mesma época.