Aumenta a procura por caminhões-pipa em Itu

Empresa Rizzi afirma que pedidos estão em crescimento e atendimento é maior em condomínios (Foto: Divulgação/Rizzi)

A cidade de Itu passa por mais um período carente de chuvas e isso tem prejudicado o abastecimento de água. Isso é uma preocupação constante para a população e motivo de atenção da CIS – Companhia Ituana de Saneamento, que tem se utilizado de caminhões-pipa para atender pedidos em diversos bairros, já que a procura por caminhões-pipa está aumentando na cidade.

O Periscópio manteve contato com a CIS para saber quais são as chamadas “pontas de rede” da cidade, e como elas estão atualmente. Pontas de rede são áreas mais afastadas e sujeitas a intermitências de abastecimento ao longo do dia.

Conforme a CIS, “temos atualmente 08 caminhões auxiliando no suporte de abastecimento nas chamadas pontas de rede. As ruas localizadas em pontas de rede até o momento, desde 07 de julho, localizam-se nos bairros Presidente Médici, São José, Jardim Mayard, Nossa Senhora da Candelária, Vila Gabbai, Vila Esperança, Jardim Alberto Gomes, Jardim Faculdade, Pinheirinho e Itaim”.

Em outros tempos, em que a estiagem foi mais severa e duradoura, muitas pessoas se utilizaram do serviço de caminhões-pipa de empresas particulares. Muitas vezes as pessoas de determinadas ruas se cotizavam na famosa “vaquinha” e o caminhão abastecia as diversas casas.

A reportagem procurou a Rizzi Transporte de Água, que falou por intermédio de Fernanda Rizzi. Ela confirmou que a CIS tem disponibilizado caminhões para 1.000/1.500 litros para a população. “Já nós temos caminhões com capacidade para seis mil litros e hoje atendemos 90% em condomínios e os pedidos estão em crescimento já há algum tempo”, comenta.

Já Bruno Lira, da Lira Água, que tem caminhões-pipa a partir de cinco mil litros, mas que podem chegar a 20 mil e 30 mil litros, informou que “a procura aumentou, sim, nos últimos tempos. Temos recebido pedidos tanto de bairros como condomínios”. Para Bruno, a tendência é que as solicitações desses serviço siga aumentando.