Quartel de Itu comemora o Dia do Exército
Na manhã da última quarta-feira (19), o 2º GAC – Regimento Deodoro (Quartel de Itu), realizou em suas dependências uma solenidade em comemoração ao Dia do Exército. Na oportunidade, ocorreu a cerimônia de entrega da Boina Preta e do Diploma de Amigo do Regimento Deodoro para militares e civis que, de alguma maneira, contribuíram com Exército Brasileiro ao longo do tempo.
Entre os agraciados com a honraria estavam o Coronel PM Edson Luiz da Silva Simeira (Policial Corregedor da Polícia Militar do Estado de São Paulo); Coronel PM Denis Izumida (Comandante do Comando do Policiamento do Interior – 7); Capitão de Fragata Carlos Magno da Costa (Comandante do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar); Dr. Ricardo Di Caprio (Diretor do Hospital Samaritano de Itu); Henrique Cavachini da Silveira (presidente do Rotary Club de Itu); João Pedro Januário (coordenador da sala do empreendedor e do Sebrae de Itu); Afonso José Gonçalves (empresário) e Tharcis Edgar de Oliveira Correa de Moraes (empresário).
A solenidade foi prestigiada por autoridades como o presidente da Câmara, Normino da Rádio (Cidadania), e o vice-prefeito Luciano Ribeiro (PL). Ao Periscópio, o comandante do 2º GAC – Regimento Deodoro, Coronel Henrique Cesar Loyola Santos, falou sobre a relação do Exército com a cidade de Itu. “O Exército é composto por cidadãos da sociedade, então nada mais significativo do que a gente comemorar o Dia do Exército inserindo a sociedade também no contexto”, relata.
“Ao longo da história isso se mostra necessário. A coesão, a união, não existe somente dentro da instituição. O valor principal, mas também marca isso de uma maneira geral e aqui como a gente está localizado na cidade de Itu há 105 anos. Nada mais justo do que integrar, de renovar essa aliança, convidando a sociedade a vir participar desse dia emblemático pra gente, um dia de comemoração, de 375 anos de história [do Exército]”, acrescenta o comandante.
O coronel ainda enalteceu a cidade de Itu. “Gosto muito daqui. Minha família começou aqui e fui muito acolhido. A sociedade faz questão disso [de estar próxima ao Exército], o que motiva ainda mais a gente em trabalhar em prol da sociedade. É gratificante poder ter essa resposta da sociedade ituana, que é muito acolhedora. Pela história do grupo, a gente vê que a sociedade sempre foi assim. Sendo militar, integrante do Regimento Deodoro. é muito gratificante. Somos todos um só, todos queremos o bem da nossa nação, todos queremos o desenvolvimento do nosso país, porque só assim que a gente produz coisas boas, benefícios para todos nós. Trabalhando de uma maneira integrada”.
Na oportunidade, os homenageados receberam a Boina Preta e o Diploma de Amigo do Regimento Deodoro das mãos do Comandante do Quartel de Itu (Foto: Daniel Nápoli)