Empresa executa obras para viabilizar acesso ao Mombaça

A empresa Águas de Itu sob intervenção desenvolve uma série de obras para permitir acesso permanente à área do Mombaça

mombaca

O mês de dezembro registrou um volume de chuvas um pouco acima da média histórica na região de Itu. O último mês do ano que normalmente registra média de 179m/m chegou à marca de 185,2 m/m de chuva. Este dado foi extremamente importante para a regularidade e normalização dos reservatórios, o que garante a segurança no abastecimento, mas por outro lado, e em razão de vários dias seguidos de chuva, inviabilizou o acesso a determinadas áreas, bem como a continuidade de obras necessárias como a finalização da construção da adutora Mombaça.

Os reservatórios estão operando acima de 99% da capacidade e, mesmo assim, é necessário que a população use de forma consciente esse recurso. Para este mês de janeiro, a expectativa é que as chuvas ocorram dentro da média que é de 240 m/m. A meteorológica indica a possibilidade de chuva para os próximos dias.

Com poucos dias de estiagem nesta semana, a empresa Águas de Itu, sob intervenção, iniciou na última quarta-feira (6) a obra de drenagem e pavimentação do acesso na entrada da obra de captação do Mombaça. Isso foi possível após uma trégua de chuva na região. Até o momento os trabalhadores  já  instalaram dois dutos de drenagens de água pluvial na área de várzea. De acordo com informações dos profissionais da empresa contratada, o terceiro duto de drenagem será instalado e finalizada nesta sexta-feira (8). O acesso à área da obra está sendo pavimentado com rachão e pedras e essa providência permitirá que as equipes de trabalho tenham acesso permanente ao canteiro de obra e posteriormente às instalações, mesmo em dias de chuva, permitindo que a empresa conclua os trabalhos do Mombaça.

Com o acesso à obra serão intensificados os trabalhos de conclusão da adutora Mombaça que acrescentará mais 280m3 por segundo ao sistema de abastecimento da cidade.