A importância do Jornalismo para a manutenção da Democracia

Instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Dia do Jornalista é comemorado em 07 de abril. A data surgiu como homenagem ao médico e jornalista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830. Apesar de outras datas homenagearem os profissionais da imprensa, o mais conhecido é mesmo o dia 7 de abril.

A celebração a esse profissional se faz cada vez mais necessária, já vivemos uma era de fake news e ataques à democracia. Para reforçar o papel dos jornalistas na defesa do estado democrático de direito, o JP ouviu profissionais da imprensa sobre o tema.

Rodrigo Stucchi é editor da Revista Campo&Cidade (Arquivo pessoal)

Para Rodrigo Stucchi, que é jornalista, escritor, assessor de comunicação e psicanalista, ser jornalista é servir ao povo. “Em um mundo repleto de informações geradas por diversos meios de comunicação de fácil acesso ao grande público, onde fica difícil saber em quem acreditar, o jornalista é um profissional fundamental para a manutenção da democracia”, afirma.

“É por meio do seu trabalho de credibilidade e apuração dos fatos que cada cidadão pode ser informado verdadeiramente com a certeza de que não está sendo ludibriado por interesses escusos de qualquer natureza. Ser jornalista é servir ao povo, lutar para que a sua vontade prevaleça e, consequentemente, zelar pelo governo do povo”, prossegue o editor da Revista Campo&Cidade.

Rosana Bueno é responsável pelo site Jornal de Itu (Arquivo pessoal)

Já a jornalista Rosana Bueno, responsável pelo site “Jornal de Itu”, afirma que são tempos difíceis para os jornalistas, com ataques diversos, tanto de autoridades como de pessoas comuns que se sentem imbuídas pelo poder das redes sociais”. “Ambos confundem aquilo que desejam que seja publicado (pois lhes convêm ou lhes agrada) com o que, realmente, é notícia”, prossegue.

“Mas não importa o quão confuso sejam estes estranhos anseios, motivados pelo poder ou pela ideologia, o importante é sabermos e termos claro, para nós, nosso fundamental papel na informação relevante para nossos leitores. Os poderes e ideologias mudam sempre… Nestes mais de 20 anos de profissão, já reportei muitas ascensões e derrotas. As peças do xadrez se alteram, e cabe a nós apenas informar sobre os fatos, da maneira mais ética possível, sabendo que não agradar a todos faz parte do jogo”, finaliza.

O JP também ouviu o advogado e ex-presidente da OAB de Itu, Dr. Rodrigo Tarossi, que também destaca o valor dos jornalistas para a democracia. Para ele, sem imprensa livre, não há informação. E sem informação, não há democracia.

“Democracia não é um simples sistema político. Democracia não é uma ideologia. Democracia não é nomenclatura de gestão. Vivencia-se uma democracia enxergando igualdade, respirando tolerância, tocando em transparência, sentindo o gosto da liberdade, e a imprensa, assegurando o direito fundamental de acesso à informação, é que permite ao cidadão esse exercício”, declara.