Academia Ituana de Letras celebra 29 anos de atividades

Medalha da Solidariedade Dr. Ermelindo Maffei (Foto: Divulgação)

A Acadil (Academia Ituana de Letras) está comemorando 29 anos de existência. Um momento de celebrar as realizações ao longo dos anos e a grande conquista de uma sede própria

A celebração, que não pôde ocorrer de forma presencial por conta da pandemia, conta com duas ações. A primeira delas aconteceu no último dia 10 de julho, com uma palestra virtual do escritor Laurentino Gomes, que falou de sua última publicação “Escravidão Vol. II”.

A segunda ação será realizada nas próximas semanas com a doação de kits de publicações da academia para escolas estaduais nas cidades de Itu, Salto e Cabreúva. “Esperamos com isso trazer as escolas para perto da Acadil e, também fazer com que eles conheçam um pouco da cultura e história de Itu e de nosso trabalho ao longo dos anos”, aponta a presidente Allie Marie de Queiroz.

Além disso, uma grande conquista marca o ano de 2021 para a Acadil, a conquista de uma sede própria que se encontra pronta para uso, mas em standby devido a pandemia. Assim que possível, os acadêmicos poderão voltar às atividades de forma presencial, já que as reuniões têm acontecido de forma virtual desde o início da pandemia no ano passado. A sede conta com estrutura para reuniões, eventos e uma biblioteca da entidade.

A Acadil é uma associação cultural sem fins lucrativos, que reúne escritores de Itu e região a fim de fomentar a literatura regional, discutir temas ligados à cultura, à arte e realizar eventos e publicações que incentivem a leitura e promovam a discussão de ideias. Criada em 27 de julho de 1992, hoje a academia conta com 40 Cadeiras com patronos escritores, todos falecidos, ligados à história literária de Itu.

Desde a fundação, a Acadil realiza sessões solenes de Elogio ao Patrono, conferências e palestras, concursos e lançamento de livros dos associados. Como resultado da celebração do centenário de nascimento do Acadêmico Ermelindo Maffei, o advogado dos pobres, entrega a Medalha da Solidariedade Dr. Ermelindo Maffei a entidades que se destacam em ações de cidadania junto à comunidade, realiza concursos literários com escolas e participa de encontros de literatura em toda a região.