Após 25 anos, órgão da Matriz, com apoio da Starrett, volta a ser parte das missas

O padre Francisco Carlos Caseiro Rossi junto do instrumento que foi revitalizado (Foto: Divulgação/Starrett)

Considerado patrimônio da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, a Igreja Matriz de Itu, o órgão volta a fazer parte das missas dominicais e celebrações especiais após ficar parado por 25 anos. Isso foi possível em razão do apoio financeiro que a Starrett e outras empresas da cidade ofereceram para a instituição religiosa.

A empresa mantém operações fabris na cidade e tem, entre a sua filosofia corporativa, colaborar com ações sociais e comunitárias onde têm instalado as suas fábricas.

De acordo com o pároco da matriz, o padre Francisco Carlos Caseiro Rossi, o instrumento musical, datado de 1883, encontrava-se completo, sem nenhuma de suas partes originais retiradas e inteiro em tração mecânica original. No entanto, ele precisava de uns ajustes de manutenção.

“Recorri a um profissional especializado em restaurações, que fez um relatório da situação do instrumento e um orçamento de proposta de manutenção. Com os documentos em mãos, enviei um ofício para a Starrett, que atendeu ao pedido comunitário”, informa o padre Francisco.

Com alegria, o padre comenta que sempre que possível, o órgão é tocado por musicistas da cidade nas missas dominicais e celebrações especiais, como a que acontecerá no próximo dia 02 de fevereiro, data em que se comemora o aniversário de Itu e o dia da Padroeira da cidade.

A igreja matriz ituana faz parte da Diocese de Jundiaí e é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).

“A Starrett tem o compromisso de preservar a história e o patrimônio da terra que nos acolheu e vai continuar trabalhando por um futuro repleto de planos grandiosos”, afirma o presidente da Starrett Christian Arntsen.