Após reclamações, CIS se posiciona sobre qualidade da água
No dia 18 de novembro, nas redes sociais, muitos ituanos postaram reclamações referentes a qualidade da água que estavam saindo de suas torneiras. De acordo com relatos, a água “cheirava queimado” e tinha um gosto “estranho”. A situação se repetiu na última quinta-feira (03), com reclamações também chegando à redação do Periscópio.
Na mesma data, a CIS (Companhia Ituana de Saneamento), informou que entre 18h e 22h de quarta-feira (02), uma falha operacional humana na Estação de Tratamento de Água no Rancho Grande provocou pequenas alterações na composição da água distribuída, porém manteve-se dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação N. 05 de 28/09/2017.
A autarquia reforça que abriu sindicância para apurar as responsabilidades dos envolvidos neste processo, reforçando que a água se encontra dentro dos padrões para consumo e a situação na Estação de Tratamento já foi normalizada.
A CIS também explica que algumas residências ainda irão perceber as alterações enquanto a água estiver no encanamento e/ou caixa d’água.
Ainda em nota, a autarquia informa que possui um laboratório onde são realizados diariamente exames bacteriológicos e físico-químicos em amostras de água coletadas por nossos funcionários em vários pontos da cidade para garantir a qualidade da água distribuída.