Cartão Cidadão segue com plantão para adesão em Itu

A busca pelo cartão está intensa, com filas diárias sendo registradas no saguão da Prefeitura (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

A Prefeitura segue com plantões para emissão do Cartão Cidadão Itu. No sábado (07), o plantão funciona das 8h às 17h, e no domingo (08), Dia das Mães, o horário será das 8h às 12h, porém, com distribuição de senha até às 10h, excepcionalmente, em virtude da data comemorativa mencionada. Os atendimentos serão realizados no saguão do Paço Municipal e na Subprefeitura do Pirapitingui.

A busca pelo cartão está intensa, com filas diárias sendo registradas no saguão da Prefeitura. Hoje são feitos cerca de mil atendimentos por dia, mas maioria dos atendimentos é feito por meios digitais (aplicativo e site). Foram emitidos pouco mais de 70 mil cartões no formato físico e digital.

De acordo com o Poder Público, o objetivo é que todos os cidadãos ituanos que utilizem serviços públicos façam a emissão do cartão. A Prefeitura informou que está orientando todos os usuários do sistema público de saúde para utilização do Cartão Cidadão. 

“Já estamos implantando um novo sistema de atendimento na Secretaria Municipal de Saúde que irá oferecer várias outras facilidades para os pacientes que possuírem o documento. Por exemplo, o acompanhamento de suas consultas agendadas ou até mesmo agendar consultas por aplicativo. O novo sistema faz parte de um processo de melhoria tecnológica constante que está integrado com a base de dados do Cartão Cidadão e do Ministério da Saúde”, declara o Poder Público.

A Prefeitura anunciou que, a partir do dia 11 de abril, as consultas médicas seriam marcadas apenas mediante apresentação do cartão, mas frisa que o atendimento não pode e não será negado. “Reforçamos que atendimentos de urgência e emergência não necessitam da apresentação do cartão”, declara a Prefeitura, que vem realizando plantões desde agosto de 2021 em unidades de saúde para emissão do cartão.

Críticas

Na sessão ordinária desta semana, os vereadores de oposição reclamaram do atendimento no saguão da Prefeitura para retirada do cartão. “É um absurdo fazer a população passa por isso”, disse Eduardo Ortiz (MDB), que informou sobre o valor do contrato com a empresa responsável pela prestação do serviço, a Assiste Soluções, no valor de mais de R$ 1,6 milhão.

Outro a criticar o atendimento foi Dr. José Galvão (UB), que fez pedidos à Prefeitura melhorar o atendimento. Entre as solicitações do edil, feitas através de indicação, estão o aumento no número de atendentes e locais de entrega do cartão, além de aumento do prazo para o uso do mesmo.

Importância

Através do cadastro no Cartão Cidadão Itu é possível cruzar os dados de todos os moradores da cidade juntamente dos serviços públicos que utilizam para proporcionar um melhor atendimento e também a criação de políticas públicas eficazes. Um exemplo são os dados das famílias cujos filhos estão em idade escolar, especialmente em creches, e que ainda não estão matriculados – para realização de uma busca ativa.

O banco de dados do Cartão Cidadão Itu também permite localizar uma criança que utiliza ou utilizou os serviços básicos de saúde do município para verificar a sua matrícula em creches, frequência escolar e até mesmo para identificar algum tipo de vulnerabilidade por região da cidade, proporcionando a possibilidade de acompanhamento pelas Secretarias responsáveis. Diversos municípios utilizam deste recurso para aprimoramento da gestão. 

O Cartão Cidadão Itu foi o vencedor da 2ª edição da premiação “Cases Inovadores” do Programa Parcerias Municipais, que visa incentivar e reconhecer iniciativas transformadoras implantadas pelos municípios paulistas. A cidade foi reconhecida no âmbito Educação por conseguir ampliar o acesso às creches através dos cadastros no Cartão Cidadão Itu.

Como solicitar

Para solicitar o cartão presencialmente, o interessado deve apresentar a seguinte documentação: RG, CNH, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento ou declaração de união estável (quando houver); CPF (Obrigatório inclusive para crianças); Comprovante de residência (Carnê de IPTU, conta de celular, água, conta de energia ou Contrato de Locação com Imobiliária do município de Itu, com firmas reconhecidas, dos últimos 3 meses). Quem ainda preferir se cadastrar sem sair de casa, pode fazer isso online através do site www.itu.sp.gov.br/cartaocidadao ou pelo aplicativo “Itu Cartão Cidadão” na Apple Store e Google Play.