Cartunista morador de Itu conquista premiação em concurso internacional

Raimundo Rucke de Souza conquistou o prêmio Águas do Mirante no Salão Internacional de Humor de Piracicaba

 

Daniel Nápoli

 O cartunista morador da cidade de Itu Raimundo Rucke Souza foi o vencedor do prêmio Águas do Mirante no 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Ao todo, o concurso, que é um dos mais famosos de todo o planeta, recebeu a inscrição de 2.985 trabalhos, de 560 artistas diferentes, originários de 57 países.

Dos inscritos, 410 foram julgados no Salão no último dia 19 de agosto, em júri composto por caricaturista francês Jean Mulatier, os cartunistas Arturo Kemchs (México), Raul Fernando Zuleta (Colômbia) e Fernando Gonsales (Brasil), a pesquisadora em história em quadrinhos e doutora em ciências da comunicação Sônia Luyten, o ex-diretor geral da Pinacoteca de São Paulo e professor da ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), Tadeu Chiarelli, e pela publicitária e comediante do Festival Risadaria, Arianna Nutt.

A charge vencedora de Rucke, que já conquistou ao longo de sua carreira mais de 50 prêmios, mostra duas crianças brincando de pipa, separadas pelo muro que divide Israel e Palestina, trazendo a mensagem de paz e esperança, de acordo com o cartunista. “Apesar do conflito entre os dois países, as duas crianças não têm a consciência dessa guerra, querem apenas brincar”, explica.

O artista comentou ainda sobre a mais recente conquista. “Esse prêmio me deixou muito feliz pela importância que tem o Salão de Humor de Piracicaba, que está entre os mais importantes do mundo e pelo reconhecimento do júri”, finaliza.