Cidade de Itu está sem chuvas há 50 dias

Há cerca de 50 dias sem chuva, Itu registrou umidade, nos últimos dias, de 22% a 29%. A última chuva registrada na cidade ocorreu dia 8 de junho. Com o tempo seco, o índice de queimadas tende a subir. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está intensificando a fiscalização ambiental nesta época do ano, com a elevação dos índices de queimadas devido o tempo seco.

Quem também está alerta com o tempo seco é o Corpo de Bombeiros. 1º Tenente Michelin Silva, comandante dos postos de Bombeiros de Itu e Salto, explica como a população pode ajudar para evitar incidentes com queimadas. “Caso noticie um princípio de incêndio e seja possível controlar com o uso de mangueiras de jardim e baldes, a população pode ajudar. Caso haja risco, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou a Defesa Civil do município (199)”, recomenda.

Tenente Michelin completa pedindo para que a população não realize queima de restos de folhas, resíduos de jardinagem e, principalmente, lixo – o que é muito comum neste período.

 

Dados

De janeiro a maio de 2017, o Corpo de Bombeiros de Itu registrou 34 contatos relatando queimadas, sendo que os bairros com mais áreas verdes são os que mais possuem ocorrências de queimadas.      Para o crime de queimadas, “o infrator está sujeito as penalidades como advertência, multa de 1000 UFMI (Unidade Fiscal do Município de Itu) em área superior a 5m² e, em caso de reincidência, multa aplicada em dobro”, conforme informa a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Recentemente, um homem foi preso pela Guarda Civil Municipal (GCM) por atear fogo em uma área verde localizada no Jardim Paulista I. O suspeito foi pego em flagrante pela corporação, que fazia ronda pelo local, e encaminhado à Delegacia Central por crime ambiental.

 

Atenção

A umidade em Itu está entre 21 e 30%, o que é definido como Estado de Atenção. Se a umidade ficar entre 12 e 20%, passa-se para Estado de Alerta, e abaixo de 12% determinam Estado de Emergência.

Por isso, é recomendado que se evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h. Outra dica é umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água e molhamento de jardins, dentre outros; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas e consumir muita água. Todas as recomendações são da OMS (Organização Mundial da Saúde).