Cineclube de Itu homenageia Jonas Mekas nesta sexta

Jonas Mekas, lituano, diretor e poeta, deixou sua marca na cultura cinematográfica de Nova York como referência na história do cinema, evidenciada pelas suas películas filmadas diariamente. Ele recebe uma homenagem com exibições de seus curtas nesta sexta-feira (16), às 19h30, no Confrades Bar (galeria ao lado da Igreja do Bom Jesus), pelo Cineclube de Itu.  

Serão exibidos dois curtas de Jonas Mekas:

Notas sobre o Circo”: Filmado em 1966, com duração de 12 minutos, o filme tem a captação de todas imagens filmadas dentro de um ambiente circense, cenas de ensaios e apresentações editadas com a luz ambiente, com contraste de cores e incessantes movimentos, sem uma ordem definida,  que conciliam em poucos minutos todas memórias com um trabalho visual expressivamente singular. 

“Hare Krishna”: Filmado em 1966, com duração de 4 minutos, o filme retrata uma tarde num parque Nova York com um grupo de pessoas andando, dançando e cantando “Hare Hare”, dentro da simplicidade e êxtase de felicidade de um momento. Frames sequenciais e sobrepostos marcados pelo compasso da música envolvente evidencia uma religiosidade em transe e ao mesmo tempo culturalmente conectada com  os acontecimentos sociais da época,  como mostrado no frame do cartaz Make Love not arm, outro com a palavra Love, intercalados com letreiros diversos da cidade, entre eles, o da Coca-cola. 

Após exibição dos curtas de Jonas Mekas também haverá exibição de mais dois curtas realizados pelos integrantes do Cineclube de Itu. “O eremita recebe visitas”, de Rafael Toschi Chiafarelli, e “Subterrâneos”, de Rogério Emílio.