Cinerama: Anatomia de uma Queda

Em um chalé nos Alpes franceses, uma escritora dá uma entrevista para uma estudante quando o som alto do marido interrompe a conversa. Enquanto isso, o filho do casal vai passear com o cachorro. Quando volta, encontra o corpo do pai estatelado na neve. A partir daí, começa uma grande investigação para saber se foi um acidente, suicídio ou um assassinato – e a principal suspeita é a própria mulher dele.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023 e indicado ao Oscar de Melhor Filme, “Anatomia de uma Queda” é daqueles filmes que deixam mais dúvidas do que certezas. E isso dialoga muito bem com o tema central: o ato de julgar. Como ter convicção de algo somente baseado em nosso julgamento? Como chegar à verdade em meio a tantas versões de um fato?

O filme dirigido por Justine Triet vai provocando o espectador a cada linha de roteiro bem escrita e interpretada com maestria pelo elenco, em especial pela protagonista Sandra Hüller, que dá um verdadeiro show de atuação – tanto que foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz.

Um drama inteligente, bem filmado e que faz todo sentido para essa era de pós-verdade, em que as relações interpessoais estão tão esgarçadas e necessitando de uma nova abordagem que essa obra vem para nos lembrar sobre o poder do diálogo e alertar para o perigo dos julgamentos prematuros.

Nota: ★★★★