Cinerama: Besouro Azul

Xolo Maridueña tem carisma e entrega uma boa performance (Foto: Divulgação)

Blue Beetle, Ação/Aventura, 2023 | Direção: Angel Manuel Soto | Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 2h07 | Em cartaz no Cine Plaza

Filme de um personagem da DC Comics desconhecido do grande público, “Besouro Azul” chega aos cinemas com a missão de colocar o tempero latino no cada dia mais esgotado gênero de super-heróis. E ainda tem que lidar com o fracasso recente de “The Flash” nas bilheterias.

Na trama, o recém-formado Jaime Reyes (Xolo Maridueña) volta para a casa dos pais e, para ajuda-los a manter a casa, arruma um emprego. Nisso, ele acaba conhecendo Jenny Kord (Bruna Marquezine) e ganha superpoderes quando um misterioso escaravelho alienígena o escolhe como hospedeiro. Só que a vilanesca empresária Victoria Kord (Susan Sarandon), tia de Jenny, quer recuperar o artefato para criar um exército de supersoldados.

Com uma trama morna, o filme se sustenta pelo carisma de seu elenco (a família Reyes é impagável e Bruna Marquezine tem um papel de destaque como o interesse amoroso de Jaime) e pelas referências à cultura mexicana (tem até Chapolin e Maria do Bairro!).

Outro ponto positivo é o filme ser contido, sem buscar se aventurar em um universo compartilhado ou conceitos de multiverso, Até existem referências aqui e a ali, mas ele funciona sozinho. Mas me incomodou como a história simplesmente foi “jogada” em tela por conta do roteiro genérico e preguiçoso – alguns diálogos me deram vergonha alheia. Não chega a ser uma bomba, mas me decepcionou porque tinha potencial de ser melhor. Vale como um entretenimento raso, para quem não quer pensar muito.

Nota: ★★★