Cinerama: Duna: Parte Dois

Segue em cartaz nos cinemas “Duna: Parte Dois”, grandiosa continuação da adaptação do clássico de Frank Herbert. Neste segundo filme, que conclui o primeiro livro, Paul Atreides (Timothée Chalamet) se une a Chani (Zendaya) e aos Fremen enquanto busca vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Enfrentando uma escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo, ele deve evitar um futuro terrível que só ele pode prever.

Eu realmente queria gostar mais do filme dirigido por Denis Villeneuve. Adoro os trabalhos anteriores do diretor e sua paixão pela ficção científica. Mas infelizmente “Duna” não me agrada tanto, apesar de ver mais qualidade nessa segunda parte do que na sonolenta primeira.

Nesta sequência, Paul Atreides abraça seu destino messiânico e embarca numa enorme guerra que irá estabelecer uma nova ordem de poder. Com isso, temos muito mais ação e efeitos deslumbrantes nesta parte 2. Só que é difícil se conectar com a jornada do herói, por mais que Chalamet se esforce e entregue, talvez, sua melhor atuação da carreira. Além disso, a trama possui elementos demais, o que acaba atrapalhando a compreensão do espectador. 

Mesmo sendo tecnicamente perfeito (só o primoroso trabalho de som realizado no novo filme já merece todos os prêmios possíveis), “Duna: Parte Dois” acaba sendo tão árido quanto Arraki no quesito conexão com a história. Apesar disso, não tem como não reconhecer a grandiosidade e a qualidade da obra, que merece ser vista na telona.

Nota: ★★★★