Cinerama: Elementos

Faísca e Gota: uma relação improvável entre os elementos (Foto: Reprodução)

Elemental, Animação, 2023 | Direção: Peter Sohn | Classificação indicativa: Livre | Duração: 1h42 | Em cartaz no Cine Plaza

O novo filme da Disney e da Pixar chegou sem muito barulho, concorrendo com pesos pesados como “The Flash” e “Aranhaverso 2”, mas vai conquistando o público. Isso porque “Elementos” segue a receita mágica da Pixar em fazer animações infantis, mas que agradam em cheio o espectador mais velho.

A animação se passa na Cidade Elemento, onde os elementos da natureza (terra, água, ar e fogo) não se misturam. Cada um vive em seu canto, mas o pessoal de fogo tem uma camada maior de preconceito. Há uma clara alegoria sobre a situação do racismo contra os imigrantes, que faz o público adulto refletir e ensina a garotada a respeitar.

Nessa realidade, a jovem Faísca está prestes a herdar a loja de seu pai. Mas, quando um vazamento de água aparece no subsolo do comércio, ela acaba conhecendo Gota, um inspetor da prefeitura, e nisso nasce uma relação improvável. Além disso, a menina de fogo também passa a refletir se tocar a loja do pai é mesmo o que ela sonha para o futuro.

“Elementos” é dirigido por Peter Sohn, que fez o mediano “O Bom Dinossauro”, também da Pixar. Mas, em sua nova incursão na direção, ele se supera e entrega um filme que trata sobre as diferenças e como o amor supera tudo isso, além de contar com uma grande reflexão sobre as expectativas que os pais colocam em seus filhos. Belíssima animação!

PS: Como de praxe, antes de “Elementos o espectador confere um belo e singelo curta-metragem com os personagens de “Up: Altas Aventuras”. “O Encontro de Carl” é uma graça e vale a pena ser visto. Por isso, chegue cedo na sessão para não perder!

Nota: ★★★★