Cinerama: John Wick 4: Baba Yaga

Keanu Reeves entrega a atuação carismática de sempre (Foto: Divulgação)

John Wick: Chapter 4, Ação, 2023 | Direção: Chad Stahelski | Duração: 2h50 | Classificação indicativa: 16 anos | Em cartaz no Cine Araújo

Maior e (um pouco) melhor. O quarto capítulo da franquia “John Wick” é o que tem mais duração (quase três horas) e é melhor que seu antecessor – mas levemente abaixo do segundo, o meu preferido. Neste novo filme, o personagem vivido pelo carismático Keanu Reeves é perseguido por todo o submundo dos assassinos de aluguel enquanto busca sua vingança pessoal contra a Alta Cúpula.

Durante a jornada, deixa um rastro de sangue por cidades como Ozaka, Berlim e Paris, além de se deparar com alguns aliados e inimigos letais. “Baba Yaga” – uma referência ao personagem do folclore russo – segue a mesma trama base dos filmes anteriores, mas eleva à décima potência.

Tudo é exagerado, quase flertando com o cinema de “filmes B”. Só que a dose está na medida e o resultado é um longa-metragem de ação desenfreada, que deixa o espectador tomar fôlego em poucos momentos para que ele possa, logo em seguida, acompanhar mais uma tomada repleta de tiros e muita porradaria.

A direção de Chad Stahelski perpassa diversos subgêneros do cinema de ação, enveredando do faroeste até os filmes de artes marciais. Keanu Reeves entrega a atuação básica de sempre, mas cheia de carisma. É impossível não torcer por seu John Wick, não importando quantas mortes ele cometa.

“John Wick 4: Baba Yaga” não é um filme de grandes atuações, apesar de o elenco não comprometer. É, sim, um filme de muita ação e até mesmo boas risadas. Se você gosta desse tipo de produção, é um prato cheio.

Nota: ★★★★