JP Viagens: Um paraíso suíço chamado Montreux

Comece seu passeio por Montreux com uma caminhada pela Promenade Fleuri, uma passarela de 11 quilômetros que se estende pelo Lago de Genebra (Foto: GB Imagem)

Nos últimos dias a Suíça foi manchete no mundo inteiro, quando foi anunciada a crise do Banco Credit Suisse, um dos maiores e mais respeitados bancos do planeta. E claro, a atenção e curiosidade voltou-se à Suíça, paraíso financeiro de muitos endinheirados, inclusive de muitos brasileiros.

Mas para os pobres mortais, a crise do famoso banco não interessa muito, o que interessa mesmo, para quem gosta de explorar os quatro cantos do planeta, são as maravilhas que cada lugar tem a oferecer e a Suíça tem lugares maravilhosos. Um deles é Montreux. Um pedacinho paradisíaco da Suíça que merece ser explorado!

Devido a seu clima incrivelmente ameno, Montreux é chamada de “a capital da Riviera de Vaud”. Pinheiros, ciprestes e palmeiras dão um toque especial a Montreux. Talvez você já tenha ouvido falar de Montreux por causa de seu famoso Festival de Jazz que acontece entre os meses de junho e julho, mas a verdade é que o local é encravado numa baía protegida pelo Lago de Genebra, rodeado por vinhedos e emoldurada pelo pano de fundo deslumbrante dos Alpes, brancos de neve, no passado foi escolhido como refúgio de Charles Chaplin e Freddie Mercury, e atualmente é visitado por turistas dos quatro cantos do planeta, que querem conferir pessoalmente as belezas e a ordem do local, que é de dar inveja a qualquer um.

Comece seu passeio com uma caminhada pela Promenade Fleuri, uma passarela de 11 quilômetros que se estende pelo Lago de Genebra. A extensa calçada, junto ao lago entre a sofisticada cidade de Montreux e a charmosa cidade de Vevey, é considerada a mais bela da Suíça. E os vinhedos em terraços de Lavaux são Patrimônio da UNESCO. O local é totalmente arborizado e ricamente decorado com belas flores; o caminho convidativo leva o visitante até ao Castelo de Chillon.

Como já foi dito, o destaque cultural fica por conta do Festival de Jazz de Montreux. Desde o início, em 1967, o Festival se tornou um grande evento com apresentação dos maiores músicos de jazz, blues, rock, world music e soul da Suíça.

Montreux é um destino ideal para férias inesquecíveis. É bom lembrar que o francês é a língua oficial naquela região da Suíça, e que nem todo mundo fala inglês! Os brasileiros não precisam de vistos, somente possuir passaporte com validade vigente. Sendo assim, procure seu agente de viagens e tenha maravilhosas férias nesse pedacinho de paraíso suíço!