Cinerama: “Marte Um” traz um retrato fiel do Brasil de verdade

Deivinho (Cícero Lucas), o menino que sonha em ser astrofísico (Foto: Divulgação)

Drama/Ficção, 2022
Direção: Gabriel Martins | Estreia dia 25 de agosto nos cinemas

Nota: ★★★★★

O melhor filme do ano até agora é brasileiro (na minha humilde opinião, claro). ”Marte Um”, que estreia essa semana após ser aclamado em Sundance e no Festival de Gramado, é uma maravilha do começo ao fim. Um retrato incrivelmente fiel do Brasil de verdade, de um povo que sofre e batalha dia a dia, mas sempre dá um jeito.

No longa de Gabriel Martins – rodado graças a um fundo público voltado para diretores negros criado no governo Dilma (que obviamente acabou no governo do atual presidente) –, acompanhamos a jornada de uma família negra na periferia de Contagem/MG, em especial o jovem Deivinho (Cícero Lucas), o caçula que sonha em ser astrofísico e participar de uma missão que vai colonizar Marte.

O filme, que também vai mostrando os percalços dos demais integrantes dos Martins, retrata a vida periférica com maestria. Os personagens são profundos, bem explorados. As situações são verossímeis, tudo faz o espectador sentir a dor (e a alegria também) deles.

“Marte Um”, mesmo com um quê de fábula e de ficção, é uma obra totalmente pé no chão, que fala de dilemas reais e com uma humanidade ímpar. Filmaço!


MARTE UM, de Gabriel Martins, estreia nos cinemas nesta quinta-feira, dia 25 de agosto, nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Palmas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Rio Branco, Goiânia, Salvador, Vitória, Aracaju, João Pessoa, Manaus, Niterói, Afogados da Ingazeira, Balneário Camboriú e Ribeirão Preto.

O filme teve sua estreia mundial no Festival de Sundance, em janeiro passado e sua primeira sessão no Brasil aconteceu no Festival de Gramado, sendo premiado como Melhor Filme pelo Juri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri. Ainda foi exibido em 35 festivais internacionais, ganhando prêmios de melhor longa no OutFest, no Black Star e no San Francisco Film Festival.  MARTE UM chega aos cinemas a partir de 25 de agosto, com distribuição da Embaúba Filmes.

A produção é assinada pela Filmes de Plástico, e é coproduzido pelo Canal Brasil, MARTE UM irá disputar a vaga para representar o Brasil no Oscar, na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira. A escolha é feita por uma comissão organizada pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, e a previsão do anúncio do longa escolhido é para 9 de setembro.