Com interino, Galo Ituano precisa vencer o Botafogo

Sem muito tempo para trabalhar e agir, o Ituano terá de reunir os cacos da derrota diante do Água Santa e partir para a reação já nesta quarta-feira (08) diante do Botafogo em Ribeirão Preto. O jogo válido pela sétima rodada do Paulistão está marcado para 20h30, no Estádio Santa Cruz.

Para essa partida, o Galo – que demitiu Carlos Pimentel – terá o auxiliar-técnico Chico Elias, o Chicão, no comando de forma interina. Vale lembrar que Chicão já dirigiu o time uma vez no ano passado, no excelente empate frente ao Cruzeiro, em pleno Mineirão lotado, na Série B.

Agora a situação é bem outra, já que aquele time de 2022 jogava por música. Chicão terá de ser uma mescla de treinador e psicólogo, para conseguir a motivação que o grupo precisa para sair da incômoda situação em que se encontra.

O que minimiza um pouco as coisas pelos lados do Novelli Júnior é que embora o Ituano seja o lanterna na classificação geral, uma simples vitória poderá tirá-lo da zona de rebaixamento, dependendo de uma combinação de resultados.

Então, faltando seis rodadas para o final da primeira fase, que irá determinar os dois clubes a serem rebaixados, o Ituano ainda depende única e exclusivamente de suas próprias forças.

Outro lado – Voltando de contusão, o volante do Botafogo Tarik, ex-Ituano, está à disposição do técnico Paulo Baier e vê esse jogo como um divisor de águas. O jogador entende que em caso de vitória o Pantera poderá pensar em classificação. Se perder, as atenções passam a ser para não cair.

O Botafogo vem de derrota diante do Corinthians, jogo o qual o volante não atuou por estar no departamento médico. Agora, ele espera estar de volta e vem sedento de vitória. Tido teoricamente como a terceira força no Grupo A, o clube quer vencer para ficar no G4 do grupo e deixar o Santos ainda mais afastado na lanterna. Caso perca, corre o risco de ele, Botafogo, descer para a quarta colocação.

Números – O confronto entre a Pantera e o Galo registra uma pequena vantagem do Botafogo diante do Ituano na história. Entre Série C, Paulista A-2, Copa Paulista e Paulistão, são 30 jogos. O Ituano tem oito vitórias, há 11 empates e 11 triunfos do Botafogo.

Em termos de gols, o Galo marcou 30 e sofreu 36. A melhor vitória do Ituano fora de casa foi em 2022, quando o Ituano venceu por 3×0. E o jogo mais importante, foi em 2014, onde após empate em 0x0 em Ribeirão Preto, o Ituano venceu nos penais e eliminou o Botafogo. Dias depois, o Ituano seria bicampeão paulista.

Serviço – O jogo terá arbitragem de Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Daniel Paulo Ziolli e Denis Matheus Afonso Ferreira. No VAR, Daiane Muniz dos Santos. Transmissão de rádio pela Cidade FM e em live no Facebook e YouTube do Momento do Esporte. Na TV, pelo Premiere, e em streaming pelo Paulistão Play. O Periscópio On-Line traz a cobertura assim que a bola parar de rolar.