Com recursos estaduais, Avenida Dr. Ermelindo Maffei ganha novo asfalto

Iniciada no final de junho, obra de recapeamento já está concluída. Investimento ainda prevê iluminação e paisagismo da via

Há cerca de duas semanas, ituanos e turistas que chegam à cidade pela Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300) se deparam com mudanças na Avenida Doutor Ermelindo Maffei. Recapeada, uma das mais movimentadas vias do município também recebeu novas pinturas em suas faixas e lombadas.

De acordo com o projeto, o trecho beneficiado com as obras vai de uma rotatória a outra, com início nas proximidades do Plaza Shopping Itu e término em frente ao Supermercado Walmart, apenas no sentido bairro-centro, que concentrava os principais pontos de desgaste.

A verba utilizada na troca do asfalto, de R$ 459.052,88, é proveniente de um convênio celebrado em dezembro de 2015 entre a Prefeitura de Itu e a Secretaria Estadual de Turismo, por meio do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias). Liberado pelo Governo do Estado de São Paulo em abril deste ano, o investimento total de R$ 3.042.113,69 ainda prevê obras de iluminação e paisagismo na avenida.

Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento, o projeto de iluminação consistirá na instalação de 71 postes e 142 lâmpadas de LED no canteiro central, começando logo após a rotatória do shopping e seguindo até o final da avenida, incluindo a Praça Lions. Já o paisagismo contará com a colocação de grama, forração com lírios e plantio de arbustos e árvores ornamentais. Ainda de acordo com a Secretaria, essas obras já estão em processo licitatório.

Além de Itu, as cidades de Águas de Santa Bárbara, Avaré, Paranapanema, Peruíbe, Santo Antônio do Pinhal e Ubatuba também receberam os repasses do DADE. Os investimentos visam a implantação de sinalização turística e de infraestrutura para o turismo, reforma e remodelação de parques, praças, estruturação de vias de interesse turístico, revitalização de mercado municipal, construção de ciclovias e de recinto para festas.