Comitiva ituana trata sobre o sonhado polo industrial no Pirapitingui

Jorge Lima e Guilherme Gazzola, acompanhado de seus secretários, durante a reunião em São Paulo (Foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu)

O prefeito Guilherme Gazzola (PL) se reuniu, na quarta-feira (19), na capital paulista, com o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. O encontro teve como pauta a área da região do Pirapitingui onde deverá ser implantado o sonhado polo industrial e tecnológico da cidade e consequentes desenvolvimento e geração de emprego e renda.

Segundo comunicado à imprensa enviado pela Prefeitura, o secretário de Estado ressaltou que o polo industrial e tecnológico – que é esperado há anos – deverá ser uma referência de desenvolvimento e expansão que, inclusive, servirá de suporte para as grandes empresas do município.

A reunião foi classificada pelo chefe do Executivo ituano como produtiva, oportunidade em que houve definição de nova agenda com o secretário. “Nós buscamos a ajuda do Estado como agente parceiro, fomos extremamente bem acolhidos e terminamos a reunião com a boa notícia de que o secretário se dispôs a liderar encontro com alguns empresários locais, o que deve ocorrer em breve no município de Itu”, comentou Gazzola.

Os secretários municipais Gilmar Dias Pereira (Esportes), José Roberto Fernandes Barreira (Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos), Olavo Volpato (Emprego), e o secretário adjunto de Planejamento, Iwan Szewczuk, acompanharam o prefeito de Itu na referida reunião.

Durante o encontro, Jorge Lima abordou ainda a questão da qualificação profissional. Ele se colocou à disposição para que, com a colaboração do Estado, essa política seja incrementada em Itu baseada em estudo de demanda e vocação que será elaborado pela equipe do prefeito Guilherme Gazzola.

Aguardado

O polo industrial e tecnológico, outrora chamado de “Distrito Industrial”, é esperado há anos pela população ituana. Anunciado pela gestão do ex-prefeito Herculano Passos, o polo nunca saiu do papel. Após adequações de projeto, o polo chegou a ser anunciado pelo ex-governador João Doria (PSDB) no dia de aniversário de Itu, em 2022.

A expectativa era de que as obras de implementação começassem ainda no ano passado, mas isso não ocorreu. A reportagem do JP questionou a Prefeitura sobre qual a situação do polo e o que falta para ele “sair do papel”, além de quanto foi investido até o momento no mesmo e a previsão para entrega das obras.

Porém, a administração municipal se limitou a responder que “o encontro entre o prefeito de Itu, acompanhado de sua equipe envolvida neste assunto, com o secretário estadual teve como objetivo o segmento das tratativas para a implantação do polo industrial. O atual governo do Estado se posicionou favorável ao segmento do projeto e novidades, como prazos e modelo definitivo, serão divulgadas em momento oportuno”.

Um comentário em “Comitiva ituana trata sobre o sonhado polo industrial no Pirapitingui

  • 04/08/2023 em 14:16
    Permalink

    Nada de concreto.

Os comentários estão desativados.