COMPEDI: Há dez anos auxiliando a pessoa com deficiência em Itu

Conselho tem como objetivo propor medidas de garantia dos direitos de seus assistidos

conselho

Daniel Nápoli

Criado pela Lei 4.401 de 04/04/2000, o Conselho Municipal de Atenção à Pessoa Portadora de Deficiência de Itu (COMPEDI) é atuante no município desde o ano de 2006, como um órgão que tem como objetivo propor medidas de garantia dos direitos e eliminações de discriminações, buscando inserir a pessoa assistida no mercado de trabalho e no meio socioeconômico, político e cultural.

O Conselho
Presidido desde junho do ano passado pela pesquisadora jurídica Lilian Almeida Ribeiro, o COMPEDI promove reuniões para elaborações e discussões de projetos em benefício aos seus assistidos.

“Nos reunimos todas as terceiras segundas-feiras de cada mês, às 14h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada dentro do prédio da Prefeitura, onde toda a população pode participar e dar sugestões. Embora somente os conselheiros tenham poder de voto, os demais têm o poder de voz; podem nos trazer ideias que muitas vezes são levadas à discussão e futuras elaborações”, comenta Lilian.

A presidente explica ainda como se desenvolve o Conselho. “O COMPEDI é composto de 12 membros titulares e suplentes, onde temos representantes de instituições voltadas ao deficiente e também pessoas com necessidades especiais, que podem opinar, nos mostrar o melhor caminho para se trilhar”, ressalta.

Projetos
Entre os trabalhos desenvolvidos pelo órgão, Lilian destaca a necessidade de adequação das ruas centrais do município.“Já foi discutido e aprovado pela Prefeitura um projeto de acessibilidade no Centro Histórico, assim como em outros pontos da cidade. A ideia seria a implantação de rampas e corrimãos, dentre outros itens que pudessem facilitar a locomoção de pessoas com diversas deficiências. Embora aprovado, o projeto ainda não possui prazo de obras ou conclusão, mas já foi discutido e em breve deve sair do papel”, destaca.

Outro ponto de relevância traçado por meio de parcerias do Conselho diz respeito à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “Juntamente com uma empresa de consultoria, promovemos um encaminhamento ao mercado de trabalho. É importante reforçar que, assim como todas as pessoas, o portador de necessidades passará por entrevistas e poderá ou não ser aprovado. Mas felizmente temos muitos deles inseridos no mercado, trabalhando e fazendo parte de fato da sociedade, como deve ser. Isso é muito importante, pois aproxima as pessoas. Todo mundo tem o direito de ‘vencer na vida’, de ter ‘um lugar ao Sol’. É emocionante”, pondera.

Atuante
Formada em Administração e atualmente concluindo um curso de Direito, Lilian também é presidente da CRIA ITU, órgão fundado em 1998 pelo atleta Edemar Wilson, voltado ao esporte para pessoas com deficiência, além de promover diversos trabalhos sociais. Com um relevante currículo na área social, a administradora relembra que foi na adolescência o despertar da vontade de auxiliar o próximo. “Sempre quis promover trabalho voluntário, de ajudar as pessoas de alguma forma, mas foi aos 14 anos que a vontade cresceu de uma forma maior. Foi quando conheci uma grande amiga, chamada Maria do Carmo Teixeira. Ela possuía diversas deficiências, mas mesmo com tantas limitações físicas, ela sorria; sempre sorria e amava ter a minha presença. Isso foi muito impactante. Fez surgir um amor imenso por ela e pela causa. Mesmo depois de 20 anos de sua partida, ainda sinto comigo a sua essência, o seu amor”, recorda com saudade a presidente da entidade.

Novas metas
A presidente do COMPEDI, comentando sobre os futuros projetos, reforça a necessidade do auxílio. “Durante minhas pesquisas, me atentei para algo importante. Não há livros voltados à pessoa com deficiência. Estou promovendo estudos justamente nesse sentido e pretendo futuramente lançar livros da temática, contando com parcerias, para justamente esta área ter algo a respeito. Sempre existiram pessoas com deficiência e é até absurdo não haver nada voltado nesse sentido”, critica.

No último mês de junho, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Itu recebeu, do Legislativo ituano, uma Moção de Congratulação pelo trabalho desenvolvido no município durante estes dez anos de atuação.

Informações sobre como auxiliar o COMPEDI ou como ocorre o ingresso da pessoa com deficiência no mercado de trabalho podem ser obtidas pelo telefone: (11) 4013-0202 ou pelo e-mail lilianalmeidaribeiro@hotmail.com.