Condôminos se queixam de lixo deixado por romeiros em acesso ao Sto. Antônio

Moradores afirmam que entrada do condomínio ficou tomada por garrafas e copos após a Romaria de Porto Feliz a Pirapora, realizada no último final de semana

Romeiro Santo Antonio 1

Lucas Gandia

Realizada no último final de semana (dias 11, 12 e 13), a Romaria de Porto Feliz a Pirapora do Bom Jesus tornou-se alvo de críticas em Itu. Segundo moradores do Condomínio Campos de Santo Antônio, a rotatória de acesso ao residencial, em frente à Associação Ituana de Aeromodelismo (AIA), ficou tomada pela sujeira após a passagem dos romeiros.

O local, que faz a ligação entre a Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto (SP-300) e a Avenida Victório Bombana, é frequentemente utilizado como ponto de encontro de romarias que atravessam a cidade. Desta vez, no entanto, a presença dos peregrinos gerou controvérsias. “Eles ficam no meio da pista, colocando a vida das pessoas em risco. Precisamos tomar muito cuidado para não bater o carro nos cavalos”, afirma o síndico do condomínio, Lauro Natali Junior.

De acordo com o representante do residencial, os romeiros ainda deixaram a rotatória da AIA suja, com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Depois que vão embora, encontramos resto de marmitex, garrafas, copos e mais um monte de coisa juntando bicho. Em tempos de dengue e zika, isso é um absurdo”, enfatiza. “A Prefeitura autoriza o uso do espaço, mas depois são os funcionários do condomínio que fazem a limpeza do local”.

Lauro ressalta que os condôminos não são contrários à romaria, mas faz um apelo aos organizadores. “A rotatória dá acesso a dois condomínios e a outros bairros; está ficando perigoso para todo mundo. Se cuidarem da iluminação, da sinalização e da limpeza, está ótimo”, observa.

Sem transtornos
Contatado pelo “Periscópio”, o presidente da Associação dos Romeiros de Porto Feliz, Celso Jesus Modesto, se mostrou surpreso com as queixas. “Nós não obstruímos a pista do condomínio. Aliás, enviei um ofício à Prefeitura de Itu solicitando a realização da parada no local por três horas durante o domingo”, conta. “Já fazemos isso há cerca de quatro ano e nunca tivemos problemas. Contratamos uma equipe para realizar a limpeza e, além disso, fornecemos latões e sacos de lixo para todos recolherem a sujeira antes de ir embora”.

Celso ainda reforça que representantes da romaria informaram os seguranças do Condomínio Campos de Santo Antônio sobre a realização do evento no último final de semana. “Perguntamos se precisavam de um ofício para repassar aos moradores, mas disseram que não havia necessidade”, conta.

Problema resolvido
Informado sobre a situação pelo JP, Celso se dirigiu à rotatória da AIA na manhã da última quarta-feira (16) para finalizar a limpeza do local. “Se houve algum problema desta vez, peço desculpas. Não queremos transtornos ou prejuízos para ninguém”, pondera.

Questionada pelo “Periscópio”, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes se limitou a informar “que tradicionalmente o evento conta com apoio da Guarda Civil Municipal dentro do perímetro urbano, quanto à disponibilização de agentes de trânsito”.

Crédito: Daniel Nápoli