Conseg realiza reunião sobre segurança do patrimônio histórico

Foto: André Roedel

O Conseg (Conselho de Segurança) de Itu realizou na última quinta-feira (26/07) uma reunião sobre a segurança do patrimônio histórico e cultural do município. O encontro, encabeçado pelo presidente João Carlos Pestana Ramos, ocorreu na sede do ILI (Instituto do Legislativo Ituano) e reuniu um bom público.

Entre os presentes, destaque para diversas pessoas ligadas à cultura ituana e à administração municipal, como os secretários da Cultura, Geraldo Gonçalves Junior; do Planejamento, Plínio Bernardi Junior; e da Segurança, Hércules Ferrari Domingues da Silva, além do presidente da Câmara Mané da Saúde e os vereadores Normino da Rádio e Macruz.

A reunião foi convocada após registro de casos de pichação e uso de drogas por menores ao lado do Museu da Energia, no Passeio Público Marcos Steiner Neto (o Becão). Ana Paula Sbrissa, coordenadora da unidade museológica, foi ouvida pela mesa – formada também por membros das polícias Civil e Militar.

Entre as sugestões levantadas para acabar com os problemas, uma delas foi a instalação de câmeras de vigilância no local. O secretário de Segurança aproveitou para comentar sobre o projeto de sua pasta para instalar câmeras nas entradas da cidade. Tais equipamentos, inteligentes, farão o monitoramento de entrada e saída de veículos, podendo ajudar na solução de casos de roubo e furto.

Sobre o Becão, o Capitão Zanatta, da PM, informou que policiais militares estão passando pelo local de motocicleta, fazendo a vigilância. Também foi comentado que o efetivo de Guardas Civis Municipais foi aumentado nos últimos meses. O Conseg realiza reuniões mensais. A próxima, assim que confirmada, será divulgada nas páginas do Periscópio.