Conselho de Política Cultural elege novos representantes da sociedade civil

Membros de 28 vertentes tomarão posse no dia 3 maio, no Auditório do Paço Municipal

 

Na noite da última segunda-feira (27), foram eleitos os novos representantes da sociedade civil para o Conselho Municipal de Política Cultural de Itu. A votação, ocorrida no Auditório da Secretaria de Educação, no Paço Municipal, atende as exigências da Lei nº 1.851/2016, que dispõe sobre a reestruturação da entidade em conformidade com as diretrizes do Sistema Nacional de Cultural (SNC), ao qual Itu aderiu em 2013.

De acordo com a legislação vigente, o Conselho será composto por 28 representantes, de forma paritária entre o poder público e a sociedade civil. Esta é representada por segmentos artísticos e culturais, considerando as dimensões simbólica, cidadã e de economia cultural.

Os representantes titulares e suplentes da sociedade civil e do poder público tomarão posse no dia 3 de maio, no mesmo auditório do Paço Municipal. Os eleitos foram: Tatiane Nascimento (Fotografia); Élida Marques (Artesanato); Marcelo Henrique Leite (Educação Patrimonial); Erik Tavernaro (Audiovisual); Ricardo da Silva Manoel (Música); Ricardo Vandré (Teatro e Circo); Bernadete Gardiman Medina (Dança); Samuel Benedito da Silva (Cultura Popular); Fátima do Carmo Silva (Cultura Étnica); Sérgio Christo (Trabalhadores da Cultura); Marcelo Aglio (Expressões Literárias, Produção Editorial e Bibliotecas); Daniela Noronha (Artes Plásticas); Nando Bolognesi (Setores de Inclusão Social).

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) é um órgão de caráter permanente, consultivo e de assessoramento ao Executivo, no desenvolvimento cultural do município, com o intuito de coordenar esforços entre o poder público e a sociedade civil, e deliberativo na gestão do Fundo Municipal de Cultura, juntamente com o Executivo. Além disso, possui caráter fiscalizador e atua na formulação de estratégias e controle da execução das políticas públicas de cultura.