Conselho Técnico da Série B teve novidades

Reunião do Conselho Técnico dos Clubes da Série B do Campeonato Brasileiro 2023 (Foto: Rafael Ribeiro/CBF)

Na quarta-feira (15), aconteceu na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro/RJ, o Conselho Técnico do Brasileiro da Série B 2023. A competição seguirá com 20 clubes e 38 rodadas, sendo o início em 14 de abril e a última rodada em 25 de novembro.

Pelo menos duas novidades foram implantadas. Uma nova tecnologia na linha de impedimento do VAR (árbitro de vídeo), adequando às principais ligas europeias e também à FIFA. A outra é a ampliação de número de partidas que um jogador poderá fazer por uma equipe antes de uma possível transferência para outra, que eram seis jogos e passou para oito.

Não houve mudança no número de rebaixados e acessos, como se aventou no início da semana. Sendo assim, a Série B continua tendo quatro times rebaixados e quatro times classificados para a Série A – que segue com quatro rebaixados também.

Na segunda-feira (13), os 20 clubes participantes da Série B 2023 (incluindo o Ituano) decidiram, por unanimidade, se posicionar publicamente contra a mudança na quantidade de acessos e rebaixamentos na Série A, tendo em vista diversas matérias indicando que alguns clubes pretendiam propor a modificação para três rebaixamentos.

A CBF também divulgou a primeira rodada e o Ituano irá estrear em casa, recebendo o Ceará. O dia e horário ainda serão confirmados. Além dos representantes dos clubes, a reunião contou com a participação do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, de nove presidentes de federações envolvidas no campeonato e diretores da entidade. 

Confira abaixo os duelos da 1ª rodada da Série B 2023:

Guarani-SP x Avaí-SC
Vila Nova-GO x Novorizontino-SP
Criciúma-SC x Tombense-MG
ITUANO x Ceará-CE
Mirassol-SP x Chapecoense-SC
Vitória-BA x Ponte Preta-SP
Sampaio Corrêa-MA x Atlético-GO
Juventude-RS x Botafogo-SP
Londrina-PR x ABC-RN
CRB-AL x Sport-PE