Copa do Mundo Feminina: a bola começa a rolar na Oceania

Na quinta-feira (20), as atenções do mundo do futebol estarão voltadas ao início da Copa do Mundo de Futebol feminino em sua nona edição, prometendo ser a maior da modalidade em todos os tempos. O evento acontece na Austrália e na Nova Zelândia, países da Oceania.

O Periscópio manteve contato com pessoas de Itu ligadas ao futebol feminino para saber de suas expectativas para essa que deverá ser a despedida da Rainha Marta em termos de Copa e com relação a atuação do Brasil na competição.

Para a goleira Gabi Croco, 28 anos, moradora no Parque Industrial, que vinha atuando pelo Flamengo, mas atualmente está sem clube, “as expectativas são as melhores possíveis. Acredito que a seleção está com um ótimo elenco e vamos torcer para vir esse sonhado título para o futebol feminino”, disse.

Para ela, “Marta com certeza sempre será a nossa principal estrela”. A constatação veio de imediato. Quanto ao grande rival do Brasil na competição, Gabi também não tem dúvidas: “acredito que seja os Estados Unidos”.

Gabi é otimista com relação a convocação das goleiras Letícia (Corinthians) Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos) e garante que “o Brasil está bem servido no gol. Temos a Lelê [Letícia] que é ótima e temos também a experiência da Bárbara”, garante.

Já o treinador Alexandre Rufino, 40 anos, treinador e professor de goleiros, acredita que “a seleção vai chegar na Copa para buscar o título mesmo. Tem jogadoras experiente, as mais novas são de muita qualidade, todas jogam em grandes clubes, são meninas vividas e conhecem o futebol mundial”. Rufino enaltece também a treinadora Pia Sundhage.

Para o professor, “a Marta, com certeza, é a grande jogadora do Brasil, é a mulher que faz a diferença”. Com relação a goleiras, especialidade de Rufino, “a Letícia é muito boa, já tem passagens pela seleção, a Bárbara é a mais experiente de todas, passou por alguns problemas, mas mereceu ser convocada e a Camila é uma garota nova, mas muito boa goleira”.

Encerrando, Alexandre Rufino enaltece as ituanas afirmando que “tem outras boas goleiras como a Thaís Helena do Athletico-PR, a Gabi, ex-Flamengo, que poderiam ter ido, mas é a escolha da técnica. Só podem ir três”. O JP irá acompanhar todos os detalhes da Copa do Mundo e trará novas reportagens sobre o evento no site e o no impresso. Não perca!


Seleção Feminina Principal realiza amistoso contra a China na Gold Coast (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Vitória em jogo-treino

A Seleção Brasileira Feminina venceu China por 3 a 0 no jogo-treino realizado na manhã de quinta-feira (13), no campo do Royal Pines, na Gold Coast. Os gols da Canarinho foram marcados por Luana, Kathellen e Rafaelle. Com portões fechados, a partida foi disputada em três tempos de 30 minutos. A técnica Pia Sundhage aproveitou a atividade para testar o time, alternando opções em campo.

Na expectativa pela participação em seu primeiro mundial, a zagueira Lauren afirmou que foi muito importante teste para sentir o ritmo de jogo. “Muito importante estar jogando, estar num ambiente muito competitivo. O jogo foi bom, tem muita coisa pra ver e melhorar. Acredito que depois que a gente assistir ao jogo e analisar tudo, a gente vai ver os pontos que precisam melhorar. Acredito que tem muita margem de evolução”, destacou Lauren.

As atacantes Marta, Geyse e Bia Zaneratto foram poupadas para evitar sobrecarga. Tainara também foi preservada. A atacante Nycole não participou da atividade, pois se recupera de uma leve torção no tornozelo direito, que aconteceu no amistoso entre Brasil e Chile, em Brasília/DF.

O Brasil está no Grupo F e estreia na Copa do Mundo no dia 24 de julho diante do Panamá, em Adelaide. Em seguida, a equipe enfrenta a França, no dia 29, em Brisbane, e fecha a participação na fase de grupos contra a Jamaica, no dia 2 de agosto, em Melbourne.