Criança ituana diagnosticada com encefalocele occipital necessita de ajuda

A pequena Livia Vitória tem encefalocele occipital (Foto: Arquivo pessoal)

A pequena Livia Vitória de Brito Gomes, de 7 anos de idade, vem mobilizando as redes sociais com a realização de uma vaquinha virtual, idealizada por seus pais.

Livia foi diagnosticada com encefalocele occipital, uma condição rara que ocorre durante o desenvolvimento fetal, resultando em uma abertura na parte posterior do crânio e protrusão do tecido cerebral. Ela passou por sua primeira cirurgia dois dias após o nascimento para corrigir essa malformação.

De acordo com a mãe de Livia, Patrícia de Brito Gomes, a encefalocele occipital levou sua filha a vários diagnósticos, incluindo autismo, baixa visão e dificuldades motoras e cognitivas. 

“Após sete anos, novos exames revelaram uma dilatação no ventrículo e palidez no nervo óptico, causando pressão intracraniana e cegueira irreversível. Uma cirurgia é necessária para diminuir o avanço desses problemas, envolvendo a colocação de uma válvula regulável, cujo custo é de R$ 35 mil, além de despesas hospitalares e consultas médicas”, explica Patrícia.

William Natalino Gomes, pai de Livia, comenta que ele e a esposa entraram com uma liminar contra o Estado para garantir o direito à saúde previsto pela constituição, mas até agora não tiveram atualizações no processo judicial. 

“Precisamos urgentemente de ajuda financeira para realizar a cirurgia e salvar a Livia. Qualquer contribuição é bem-vinda”, destaca William.

Para contribuir com a vaquinha virtual, basta acessar o link: https://www.vakinha.com.br/4467063. A família ainda realiza outras ações como rifas e bazares para a arrecadação de dinheiro para os procedimentos com a Livia. Mais informações sobre como contribuir podem ser obtidas pelo telefone: (11) 95590-7557 (WhatsApp).