Crise econômica reflete no Carnaval deste ano, que será mais contido na região

Prefeituras de Porto Feliz e Cabreúva cancelaram seus eventos. Indaiatuba e Salto apostam em novos formatos de folia

 

A crise econômica pegou também o Carnaval. Sem muitos recursos, as prefeituras das cidades da região tiveram que encontrar soluções criativas para manter a folia. Em Salto, parcerias viabilizaram a tradição sem custos para o Executivo. Já em Indaiatuba, um novo formato será promovido. E em Cabreúva e Porto Feliz, a festa está cancelada. Confira abaixo como será o Carnaval em cada cidade da região:

 

Carnaval “a custo zero” em Salto

A Prefeitura de Salto deve promover o Carnaval a custo zero para o município. Diante da atual situação financeira da cidade, a administração buscou parceiros e a festividade deste ano contará com bailes populares e desfile de blocos carnavalescos, na Avenida Dom Pedro II, com saída da Associação Atlética Saltense até a Praça XV de Novembro. A programação será divulgada em breve.

“A situação financeira da Prefeitura realmente é complicada e não teríamos condições de promover o Carnaval deste ano. Para se ter uma ideia, em 2015 a Prefeitura desembolsou R$ 300 mil para fazer a festividade. Em decorrência deste fato, a Prefeitura se mobilizou e, felizmente, tivemos retorno positivo de alguns empresários”, ressaltou o secretário de Cultura, Sandro Bergamo.

O prefeito Geraldo Garcia mencionou que, se não houvesse essa contribuição dos empresários, a administração não iria realizar o Carnaval neste ano. “Realmente, teríamos de cortar, porque não temos condições financeiras, mas ainda bem que conseguimos uma alternativa para essa realização”, conta. Bergamo destaca ainda que foi possível conseguir gratuitamente a estrutura, a decoração e os artistas.

 

Folia em Indaiatuba terá novo formato

A Prefeitura de Indaiatuba definiu no último dia 17 o novo formato do Carnaval, que contará com três dias de folia. A primeira atração, no sábado (25), será a apresentação das duas escolas de samba, que este ano acontecerá no palco montado ao lado do Barco do Parque Ecológico. Para o domingo (26) está programada uma matinê no mesmo local.

A tradicional Marchinha na praça Prudente de Moraes será realizada na segunda-feira (27). O novo formado foi definido com representantes das escolas de samba em reunião realizada no gabinete do prefeito Nilson Gaspar. Segundo explicou o chefe do Executivo, essa reestruturação no Carnaval foi necessária diante do cenário econômico do país.

Como não haverá subvenção ou premiação para as escolas e blocos participantes, eles ficarão responsáveis pela praça de alimentação que será montada ao lado do Barco. Este ano a organização do Carnaval ficará sob o comando da Secretaria da Cultura, com o apoio das demais secretarias envolvidas na infraestrutura do evento.

 

Dívida impossibilita Carnaval em Porto Feliz
O prefeito de Porto Feliz, Dr. Cássio Habice Prado, informou no último dia 19 que a dívida deixada pela administração anterior impossibilitará a realização do Carnaval de rua este ano na cidade. “Não temos recursos para investir em festas. Além disso, temos um problema sério já que não realizaram a impressão dos carnês do IPTU, então esta receita importante só entrará para o município a partir de março”, disse o prefeito.

Para o chefe do Executivo, existem outras maneiras de realizar o Carnaval sem o auxílio das verbas públicas. “Para o próximo ano nós vamos tentar capacitar as escolas de samba e os interessados em realizar o Carnaval, para que realizem bons projetos e captem recursos com o terceiro setor e a iniciativa privada”, finalizou o prefeito porto-felicence.

Carnabreúva cancelado por questões de segurança

O prefeito cabreuvano Henrique Martin anunciou, na última quinta-feira (26), o cancelamento do Carnabreúva 2017. “Infelizmente não temos condições e nem estrutura para receber os foliões de todas as cidades vizinhas, que iriam vir para cá por terem seus carnavais cancelados. Sabemos que muitas pessoas do entorno gostam de passar o carnaval em Cabreúva e não teríamos condições de oferecer segurança, estrutura e acesso adequados. Precisamos prezar pela segurança de nossos cidadãos e do patrimônio público”, afirmou.

Na tarde de quarta-feira (25), representantes da Prefeitura se reuniram com o Tenente Coronel PM Henrique Neto, Comandante do 11º BPMI, que sugeriu ao poder público o cancelamento do evento, visando preservar a integridade dos cidadãos cabreuvanos e também do patrimônio histórico do Centro da cidade.