Vereadores de Salto criticam estado de abandono de obras do Trem Republicano

 

Edis afirmam que mato alto e dormentes deteriorados são apenas alguns dos problemas do local. Prefeituras destacam que trabalharão para retomar o projeto

linhatrem

 

Cerca de dez anos após ser anunciado como uma promessa de incremento ao turismo da região, o Trem Republicano ainda parece estar longe de percorrer os 7,2 quilômetros de linha férrea que ligarão as cidades de Itu e Salto. Prevista para ser concluída em 2012, as obras, ainda inacabadas, preocuparam vereadores saltenses em recente visita realizada ao local.

A comitiva de edis, formada por Edemilson Pereira dos Santos (DEM), José Benedito de Carvalho “Macaia” (PTC), Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz” (PP), Cícero Granjeiro Landim (PSB) e Márcio Conrado (PTC), percorreu no início de janeiro a obra do Consórcio Intermunicipal do Trem Republicano (CITREM). De acordo com os vereadores, o resultado da visita foi a constatação de que o local se encontra em estado de abandono.

Ao “Periscópio”, Edemilson dos Santos afirma que a maior preocupação se deve à paralisação da obra. “Entendemos os cortes de repasses do governo na atual situação de crise, mas parte do que estava feito já se encontra deteriorado”, ressalta. “Há muito mato, facilitando até a deterioração dos dormentes. Muitos precisam ser substituídos por estarem apodrecidos”.

 

Novas gestões

Para Edemilson, faltou fiscalização e pulso firme por parte das gestões municipais anteriores. “Os antigos executivos de Itu e Salto não deram a devida atenção à obra. Em agosto de 2016, protocolei um ofício junto à Prefeitura de Salto apontando irregularidade na construção de canaletas sem concreto nas proximidades do Rio Tietê. Porém, nada foi feito”, enfatiza.

No último dia 9 de janeiro, a comitiva de vereadores saltenses encaminhou um ofício ao prefeito de Salto, José Geraldo Garcia (PP), através do qual fazem um relato de como se encontram as obras paralisadas do CITREM. A expectativa é de que, a partir de agora, a situação ganhe novos encaminhamentos. “O Geraldo já está tratando a retomada do consórcio do Trem Republicano com o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola”, conta Edemilson. “Com muitos esforços, essa obra poderá ser concluída ainda este ano, com uma vantagem para a cidade de Salto, onde as obras da estação estão bem adiantadas. Já em Itu, quase nada foi feito”, destaca.

 

Retomada

Questionada pelo “Periscópio”, a Prefeitura de Itu informa que o trecho ituano da obra está parado por suspensão no repasse de recursos. Em nota, o Executivo destaca que, “em conjunto com a Prefeitura de Salto, está retomando os trabalhos relativos ao Trem Republicano, inclusive agendando reuniões com autoridades estaduais para dar prosseguimento ao referido projeto”.

Também indagada, a Prefeitura de Salto comunica que, na última semana, houve uma reunião de trabalho do CITREM para discutir os problemas e soluções para a rápida retomada das obras do projeto turístico. “Na próxima semana, esse grupo voltará a se reunir e, cada um, trará mais detalhes relacionados aos diferentes aspectos do projeto, como recursos disponíveis, situação da pista etc”, observa o Executivo saltense.