Instituto do Legislativo Ituano anuncia novidades para 2017

 

Projeto “Vereador Mirim” será criado ainda em fevereiro. Outra inovação será o “Café com Vereador”

ilegitu

Ivan Valini

 

O Instituto do Legislativo Ituano (ILI) está de cara nova. A nova diretora presidente é Charlene Sousa. Na tarde da última quarta-feira (25) ela esteve no “Periscópio” acompanhada do presidente da Câmara dos Vereadores, José Galvão (DEM). Na oportunidade, Charlene revelou as mudanças que acontecerão no ILI e as atividades que serão realizadas no primeiro semestre deste ano.

O primeiro projeto a ser desenvolvido é o “Vereador Mirim”, voltado para estudantes do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A iniciativa irá envolver nove escolas públicas e quatro particulares do município. Ao todo, serão 13 “vereadores mirins” que serão apadrinhados pelos atuais vereadores que compõem a Câmara.

“Será feita uma sessão por mês durante o semestre. Os vereadores mirins receberão capacitação para que desenvolvam projetos dentro da própria escola. Além disso, os estudantes levarão para a escola e para a família informações de como funciona a Câmara. Com isso, vamos aproximar o cidadão e o Poder Legislativo”, explica Charlene.

A diretora presidente do ILI acrescenta que o projeto terá o acompanhamento voluntário de uma psicóloga e que a iniciativa terá início já no mês de fevereiro.

“Nosso principal desafio é difundir a cidadania e fazer com que esses alunos tomem gosto pela política”, acrescentou José Galvão.

 

Café com vereador

Outra novidade que será colocada em prática pelo ILI neste primeiro semestre é o “Café com Vereador”. A ideia prevê que toda semana um representante do Poder Legislativo se encontre, na sede do ILI, com associação de moradores de bairro, representantes do terceiro setor e sindicatos para discutir os problemas da cidade. “O objetivo é entender as demandas e necessidades da cidade e dos vereadores”, relatou Charlene.

A Biblioteca do ILI também passa por mudanças e irá servir a comunidade. “Hoje temos mais de mil livros. Estamos separando por temas, catalogando e até o dia 10 de fevereiro será aberta ao público. Esses livros poderão ser emprestados através de um cadastro”, explica a diretora.

O presidente da Câmara também enfatizou a necessidade do ILI ter “vida própria”. “A ideia inicial era extinguir o Instituto do Legislativo Ituano, mas depois percebemos que o desafio seria resgatar a imagem do ILI. Trouxemos a Charlene para que possamos desenvolver um trabalho visando aproximar a comunidade do Legislativo e fomentar lideranças de bairro”, disse.