Cruzamento da Avenida Ernesto Fávero passa por alteração no fluxo

Esquema de como ficou o novo fluxo de trânsito (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

O cruzamento da Avenida Francisco Ernesto Fávero com a Rua Antônio de Toledo Piza (bairro Rancho Grande) passa a contar com novo esquema de tráfego a partir desta semana. A mudança, implantada pela Diretoria de Mobilidade de Itu, visa aliviar o fluxo de veículos deste ponto, que aumentou após a pavimentação da Estrada Municipal do Pinheirinho.

Do trecho entre a Avenida Prudente de Morais até a altura da Rua Gildo Guarnieri, a faixa que margeia o canteiro central passa a funcionar como uma rotatória – veja esquema acima. Para isso, o cruzamento com a Rua Antônio de Toledo Piza ficará permanentemente fechado e o semáforo instalado no local permanecerá em amarelo piscante, chamando a atenção dos condutores.

As mudanças, porém, causaram reclamações de motoristas. “Como usuária da via todos os dias só vi que piorou em vez de melhorar e acho que não foi só eu que senti essa mudança”, disse uma munícipe. “Ridículo, péssima atitude, isso vai diminuir as possibilidades de acesso, vai ficar um inferno longo para quem quer fazer o retorno”, comentou outro morador. Nos primeiros dias de mudança, o trânsito apresentou grande lentidão.

“Sabemos que toda a alteração no trânsito gera, a princípio, um desconforto, mas após a adaptação ao novo movimento do fluxo dos veículos e o entendimento, a fluidez e a segurança vão melhorar muito na referida Avenida. Orientamos para que os condutores fiquem atentos e respeitem a nova sinalização”, comenta Hélio Tomba, diretor de Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana.

A intenção, segundo a Prefeitura, é melhorar a fluidez do trânsito e dar mais segurança para as pessoas que caminham ou pedalam pelo local, reforçando o sistema binário entre as travessias da avenida. A alteração estará devidamente sinalizada e fiscalizada pelo Pelotão de Trânsito da Guarda Civil Municipal.