Cursinho Popular de Itu está com inscrições abertas

Foto: Divulgação

O Cursinho Popular de Itu está com inscrições abertas para os alunos que querem estudar para os principais vestibulares e o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas não possuem condições de bancar as mensalidades de um cursinho preparatório particular.

O cursinho é herdeiro do antigo Cursinho da UNEI – União Negra Ituana. Fundado em 2009, o Cursinho da UNEI passou a ser gestado por um grupo de professores voluntários em 2014. Com a saída da UNEI, este grupo de professores se juntou e fundou a EPA – Educação Popular em Ação, uma associação sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento de atividades educativas pautadas na pedagogia de Paulo Freire – educador e filósofo que é patrono da Educação Brasileira.

A ideia inicial foi da UNEI, que usando recursos do projeto Ponto de Cultura do Governo Federal da época buscou a parceria com a Fatec “Dom Amaury Castanho” e iniciou as atividades do cursinho. O que começou em Itu, hoje se expandiu para cidades da região. Cerca de quatro anos atrás, os professores conseguiram abrir turma em Salto e, em 2019, foi aberta outra em Indaiatuba. 

A professora de matemática e coordenadora do cursinho, Maria Fernanda Campos da Silva, explica que todos os professores e coordenadores são voluntários e o cursinho é totalmente gratuito. Nas aulas, não é utilizado material didático, então os alunos não têm custo nenhum. 

Por não usarem material didático, os professores têm maior flexibilidade para montarem as aulas. E além das disciplinas tradicionais, como matemática, química e física, o Cursinho conta com disciplinas adicionais como geopolítica, produção textual e pensamento crítico, entre outras. 

As aulas acontecem todo sábado, das 8h às 13h20, com três blocos de aulas com duração de 1h40, com dois intervalos de 15 minutos. Nesses intervalos acontece o café comunitário. Para a realização deste café, toda semana é passada uma lista onde os alunos colocam com o que podem ajudar, como doação de bolos, sucos, frios e pães. 

Os interessados em fazer o cursinho precisam fazer a inscrição até quarta-feira (22). Para isso é necessário ler e preencher os seguintes documentos: regimento do Cursinho Popular de Itu (https://bit.ly/2Tv78rG), edital de abertura das inscrições (https://bit.ly/2R3wTOd), termos de autorização (https://bit.ly/2TvuhKl), termos de responsabilidade e consentimento (https://bit.ly/370t6q9) e formulário de inscrição 2020 (https://bit.ly/371ZaKy). 

A lista dos inscritos na primeira chamada será divulgada na quinta-feira (23) pela página do Facebook (www.facebook.com/cursinhoepa) e blog (www.portalepa.blogspot.com). As matrículas serão realizadas na Fatec Itu no sábado (25), das 9h às 14h, e os candidatos devem comparecer acompanhados de responsáveis (caso seja menor de 18 anos) com as documentações solicitadas no edital.