Delegada comenta casos de estelionato

Delegada Titular de Polícia Civil de Itu, Dra. Márcia Pereira Cruz, orienta população (Foto: Daniel Nápoli)

Nos últimos meses, ocorrências de estelionato vêm crescendo na cidade de Itu. Só em março foram registradas 61 ocorrências de tal natureza. Os golpes são realizados de diversas maneiras. Diante desse aumento, o JP conversou nesta semana com a Delegada Titular de Polícia Civil de Itu, Dra. Márcia Pereira Cruz, que comentou sobre os cuidados que devem ser tomados.

  “As pessoas têm que tomar um cuidado redobrado hoje em dia, porque teve um aumento enorme de casos de estelionato. Um dos motivos é a própria pandemia e esse número grande continua persistindo, pois as pessoas estão desatentas”, destaca.

 A delegada orienta a não clicar em links suspeitos e tomar cuidado com mensagens recebidas no celular sobre pagamentos em atraso. “Se a pessoa faz o pagamento de um boleto falso ela perde o dinheiro e terá de pagar novamente”, declara.

Ela também pede atenção na hora de fazer um Pix. “A única forma de você não cair em um golpe é prestar atenção, ficar atento aos detalhes. Em hipótese alguma entregar cartão bancário para motoboy. Banco nenhum manda retirar cartão. Cada vez mais eles estão diversificando a forma de aplicar golpe”, reforça a delegada. Para saber mais dicas de como não cair em golpes e quais deles estão sendo mais praticados, basta acessar https://bit.ly/38ry6tA.

Vítima

De acordo com uma moradora da cidade de Itu, que não quis se identificar, ela foi uma vítima de golpe no início deste ano. “No começo de janeiro apareceu para mim [por meio de anúncio em uma rede social] cursos profissionalizantes e eu fui lá para assistir a palestra e foi oferecido o curso” comenta.

 A vítima prossegue. “Falaram que era parceria com o governo, reconhecido pelo MEC. Só pagava o material didático. Paguei feliz da vida, no cartão tinha desconto, fiz em 10 vezes. Falaram que iriam mandar as senhas para assistir as aulas”, relata.

A mulher diz ter recebido a senha seis dias depois de ter efetuado o pagamento, porém, ao acessar os vídeos, verificou que eram os mesmos que estão disponíveis no YouTube gratuitamente. “Eu quis cancelar e começou a enrolação, um ‘jogando para o outro’. Uma das meninas [que a atendeu] disse que não iria cancelar, pois estava em contrato que pagamento por cartão não devolve [o dinheiro]”, acrescenta.

A vítima promoveu posteriormente pesquisa, verificando que muitas pessoas tinham sido vítimas do mesmo golpe, que teria sido aplicado pelo Instituto Social Educativo ADVG Brasil, com sede em São Vicente, litoral de São Paulo. Porém, diferente de outras pessoas, a mulher alega ter recuperado o dinheiro investido.

  “Aqui em Itu, em alguns lugares que eles foram eu consegui ir atrás, falar com alguns alunos. Da última vez, eu fiz um escândalo e eles fizeram um Pix para que eu fosse embora. A minha parte eu consegui resolver, mas gostaria de mostrar isso para as pessoas”, comenta a vítima, que chegou a promover uma denúncia no Procon. A reportagem tentou contato com

Instituto Social Educativo ADVG Brasil, porém não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Dicas

 O JP também esteve em contato com o Procon de Itu, que por meio de seu coordenador, Caio Bernal, comenta que “tem sido comum golpes, seja em compras online ou em fornecimento de serviços, deixando muitas vezes o consumidor encantado com o ofertado, porém, depois de efetuada a contratação ou compra, o consumidor percebe se tratar de algo fraudulento”, declara.

“Os casos, com a pandemia e aumento de acesso à internet, aumentaram e muito, e sempre sendo inovado por parte de quem pratica. Os consumidores lesados devem, após suspeita ou constatação da fraude, realizar um boletim de ocorrência, registrar uma reclamação via Procon (apenas no caso de ser proveniente de uma empresa existente, visto que o Procon não abre reclamação contra pessoa física) e se necessário ingressar judicialmente”, explica.

Caso tenha sofrido um golpe ou alguma transação suspeita, quanto mais rápido agir maior as chances de recuperar o dano, seguindo as dicas abaixo, divulgadas pelo Procon Itu, você evita um transtorno maior ou até mesmo cair em um possível golpe: caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações; mantenha seu antivírus sempre atualizado para bloquear programas maliciosos; nunca passe informações de senhas bancárias por telefone, dificilmente o Banco fará este tipo de pedido. Na dúvida, procure sua agência bancária.

Outras dicas importantes: verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento; verifique em órgãos oficiais a existência da empresa [associação comercial, junta comercial, site do reclame aqui…]; cuidado com depósito em conta de pessoa física; verificar se o site é seguro, entrando no site do procon.sp.gov.br na parte “evite esses sites”; verificar segurança que o site oferece para compras em cartão de crédito (PagSeguro, Mercado Pago…) – Não há necessidade de informar a senha; sempre ler todo o contrato.

“Ressaltando que em casos de compras online de produtos ou serviços, o consumidor tem direito a exercer o direto ao arrependimento do artigo 49 do código de defesa do consumidor, sendo ele o prazo de 7 dias”, conclui Caio.