Deputados Herculano contesta ranking sobre políticos

 

Em índice apartidário que avalia condutas dos deputados federais e senadores, Herculano Passos ficou com a 594ª posição. José Olímpio está no 93º lugar

 

Os deputados federais eleitos por Itu Herculano Passos (PSD) e José Olímpio (DEM) obtiveram avaliações contrastantes no “Ranking Políticos”, índice apartidário criado com o objetivo de avaliar a gestão dos integrantes do Congresso Nacional. Na classificação geral, que inclui deputados e senadores, Herculano ficou com o terceiro pior lugar, 594º. Já José Olímpio (DEM) ocupa a 93ª posição do levantamento.

O “Ranking Políticos” foi criado em 2011 pelos administradores Alexandre Ostrowiecki e Renato Feder, autores do livro “Carregando o Elefante – como livrar-se das amarras que impedem o Brasil de decolar”. Entre os itens avaliados estão presença nas sessões, média de gastos da cota parlamentar, cumprimento das promessas de campanha, envolvimento em processos judiciais, formação universitária e histórico de mudança de partido.

Com 1.366 pontos negativos, Herculano Passos ficou com a 594ª posição no ranking geral e com o 503º lugar no ranking dos deputados federais. O item em que o político obteve a pior pontuação foi “processos judiciais”.

Já José Olímpio atingiu 304 pontos totais, classificando-se na 93ª posição geral e no 76º lugar entre os deputados federais. O tópico em que o parlamentar obteve a pior pontuação foi “participação pública”, que acompanha o cumprimento das promessas de campanha.

 

Cálculo

Para a criação do ranking, cada político começa com duzentos pontos e, de acordo com os dados obtidos através de órgãos públicos, ele pode ganhar ou perder pontos. São consideradas válidas as informações vindas de fontes oficiais, como sites governamentais, sendo a maioria retirada diretamente do site do Congresso. “Além disso, acompanhamos as votações de cada político e classificamos as leis de acordo com o quanto elas ajudam ou atrapalham o País, de acordo com os critérios do site”, ressaltam os criadores da pesquisa. “Cada ponto ganho ou tirado está documentado, com a origem da informação e a fonte, de modo que qualquer um possa conferir”.

 

Herculano contesta

Procurado pela reportagem do JP para avaliar sua classificação, o deputado Herculano Passos disse não reconhecer o resultado obtido. “Não reconheço o índice como correto, tendo em vista o trabalho incansável que venho realizando como parlamentar, em especial por Itu, como a indicação de recursos na ordem de R$ 1 milhão de reais para a saúde e R$ 2 milhões para a infraestrutura do município”, declarou o deputado.

Também procurado pelo “Periscópio”, o Missionário José Olímpio não se manifestou sobre a avaliação.